qui 12/junho/2025 09:58
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Tire do papel os planos para 2024 com as dicas de uma psicóloga

Foto: Divulgação

Junto com as promessas do Ano Novo, o início do ano é visto como uma oportunidade para novos começos. É nessa época do ano que muitas pessoas decidem criar metas para realizar os seus mais diferentes sonhos, como arrumar um novo trabalho ou até mesmo praticar mais atividade física.

Mas, é preciso estar preparado para evitar o excesso de autocobrança e garantir que os planos saiam do papel.

“Criar metas pode ser uma prática saudável e muito motivadora. Isso fornece uma direção, um propósito e pode impulsionar o crescimento pessoal. Mas também podem acontecer de as pessoas criarem muitas expectativas e pressões sobre si mesmas, que afetam o bem-estar emocional e mental”, pondera a psicóloga do Viver Bem Unimed Vitória, Náira Delboni.

Para facilitar o processo, a especialista pontua que, primeiramente, as metas devem ser realistas. “As expectativas precisam ser gerenciadas. Por isso, é importante definir metas reais, que podem ser alcançadas, considerando o contexto de vida de cada um. Metas bem planejadas ajudam a manter o foco, fornecem senso de realização e isso gera bem-estar”.

Crie um plano de ação

A melhor forma de cumprir metas é estabelecer um plano de ação mais detalhado. De acordo com Náira, o plano deve conter ações mais específicas e com prazos mais curtos para o alcance do objetivo final. As tarefas mais importantes devem ser priorizadas. Isso ajuda a evitar a sobrecarga. Manter a disciplina também e fundamental.

“Celebrar as pequenas conquistas traz motivação para continuar o processo. Dividi-las com as pessoas próximas também pode ser muito bom”, explica a psicóloga.

Supere as frustrações

Ao iniciar uma nova jornada, os desafios e imprevistos sempre podem acontecer. Nessas horas, vem a frustração, que pode levar muitos a desistirem no meio do caminho. Para a psicóloga do Viver Bem Unimed Vitória, a saída é encarar o que deu errado.

“É importante avaliar e, se necessário mudar o plano de ação, estabelecer metas mais acessíveis. Sentimentos de falha e de culpa precisam ser superados e as pessoas podem encarar o momento como um aprendizado. É preciso ter resiliência. Além disso, conversar com amigos, familiares e até mesmo um terapeuta, pode ser um caminho importante para que a pessoa reorganize seus pensamentos e seus planos”, finaliza Náira.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A feira acontecerá de 3 a 6 de julho, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com o tema "O Espírito Santo que todo mundo precisa experimentar".

Governo lança Feira dos Municípios 2025

O local volta a funcionar normalmente na segunda (16)

Farmácia Municipal de Cachoeiro funcionará apenas pela manhã nesta sexta

O local, que estava desativado e abandonado há aproximadamente sete anos, será reformado para abrigar a Guarda Civil Municipal (GCM) e agentes de trânsito.

Revitalização do “Bolo de Noiva”reforça segurança no bairro BNH

oepracao-policia-militar2-11-06-2025

Polícia Civil combate tráfico no Santa Cecília e Village da Luz

corpus-christi-castelo-2025-material

Corpus Christi de Castelo: fé em arte com 70 toneladas de material

igreja amparo-itapemirim-31-07-2023

Inscrições abertas para a 7ª edição do Caminho do Amparo

Regional-1357 (1)

Regionais VII e VIII dos Jogos Escolares do ES reúnem mais de 1.800 estudantes

Imagem do WhatsApp de 2025-06-10 à(s) 10.36.15_12ffa882

Capotamento na BR-262 em Domingos Martins deixa dois feridos

Leia mais