De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE existem 5.571 municípios no Brasil. Divididos entre os 27 estados, temos tantas opções para conhecer que nos faltam dias suficientes de vida para essa realização
Toda cidade é parecida e, no entanto, toda cidade é diferente. A menor cidade em área não é igual à menor em população; a maior em área é tomada pela floresta e possui pouquíssimo território em perímetro urbano; a de maior população, com seu ritmo de vida exaustivo, possui recantos que não deixam nada a desejar a qualquer cidade do interior.
Quando eu era criança, a geografia era ensinada tomando nossa casa como ponto de partida, seguindo para rua, bairro, cidade, estado… assim seguíamos até chegar ao planeta como assunto de estudos. Quando estudávamos a cidade, aprendíamos sobre a divisão em bairros e distritos, sobre o funcionamento da municipalidade, colonização, emancipação, serviços e atrativos. Mesmo quem não tinha o espírito explorador como eu sabia minimamente sobre o lugar onde vivia.
Eu cresci com o imenso interesse por conhecer cada vez mais cidades, as particularidades que as tornam únicas e as semelhanças que nos lembram que somos todos partes do mesmo todo. Esse exercício continua a me encantar com o passar dos anos.
Conhecer mais lugares traz repertório e referências para a vida, e ninguém precisa ir tão longe para isso. Conhecer bem sua cidade, seus bairros e distritos, o que é característico de cada uma dessas divisões, as tradições perdidas e aquelas que a população se empenha para manter vivas. Tudo isso existe em toda cidade e, se olharmos para o mapa, além daquela em que vivemos existem outras 5.570 esperando nossa visita!

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅
Respostas de 12
👏👏👏❤️
Obrigada, minha querida!
A geografia sempre foi motor para os curiosos, para os que querem entender e se encantar pelo mundo. Caminhar por ai, como a cronica da Emilia propoe, ajuda a matar esta sede de conhecer…boas observacoes.
Seguimos, Wagner! Sempre “tem alguém aí” para nos acompanhar nessas longas ou curtas jornadas!
Maravilhosa
Obrigada, minha querida!
Parabéns pelos excelentes textos.
Muito obrigada, Iza!
Com a sensibilidade e a leveza de sempre, você celebra o olhar curioso sobre as cidades, revelando que cada uma guarda um universo único à espera de descoberta. Muito bonito, Emília! Parabéns!
Obrigada, Malu! Seguimos! As pernas e os mapas sempre em movimento!
Parabéns pelo texto !
Eu também sou curiosa.
E como é bom conhecer novos lugares! Se eu pudesse moraria um mês em cada cidade.
Linda reflexão, parabéns!