sex 20/maio/2022 13:23

Todos Pela Educação. Renato Casagrande destaca resultados da educação capixaba em evento nacional

Todos Pela Educação. Renato Casagrande destaca resultados da educação capixaba em evento nacional
Redação Dia a Dia

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta terça-feira (26), do encontro anual “Educação Já”, organizado pelo Movimento Todos Pela Educação, realizado na cidade de São Paulo (SP). O chefe do Executivo Estadual foi convidado em função do êxito nas ações desenvolvidas na área. Casagrande participou do painel “O Brasil tem o que aprender com o Brasil”, ao lado dos governadores Paulo Câmara (Pernambuco) e Izolda Cela (Ceará).

Em sua fala, o governador capixaba destacou a criação de 100 escolas de Tempo Integral ao longo dos três anos de gestão. Casagrande enfatizou ainda a importância da continuidade nas políticas públicas.

“Esse encontro precisa se tornar um grande mutirão pelo País. Precisamos que todos se envolvam. A educação sempre foi uma prioridade e agora se tornou ainda mais. A continuidade de políticas públicas é uma diretriz em nosso governo. O Espírito Santo sofreu muito pela descontinuidade nos últimos anos. O Brasil hoje sofre pelo mesmo motivo. Precisamos ter continuidade e ao mesmo tempo aperfeiçoar essas políticas públicas para assim ganhar escala”, comentou.

De acordo com o governador, o Estado tinha 32 escolas de Tempo Integral e agora são 132 em três anos de administração. “Estamos com unidades de ensino em Tempo Integral em 76 dos 78 municípios do nosso Estado. A cada ano a gente financia 30 mil estudantes nos municípios. Aprovamos também a distribuição do ICMS de acordo com o comprometimento dos municípios com os resultados da Educação”, destacou.

Hoje, o Espírito Santo é uma referência em políticas públicas na área da educação, com ações que culminaram com o título de melhor Ensino Médio do País, conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Estado também desenvolve outras ações importantes, como o programa EscoLAR, que promoveu aulas remotas ao longo da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), além da distribuição de computadores e pacotes de internet aos professores e alunos.

Casagrande falou também sobre a necessidade da parceria entre o Estado e os municípios para a busca ativa de estudantes. “O Estado tem que se esforçar com os municípios para que todos caminhem juntos. Por isso, o Pacto Pela Aprendizagem é importante. A gente não quer que ninguém fique para trás. Tínhamos uma parcela de jovens fora da sala de aula e perdemos outra parte na pandemia. A busca ativa é fundamental para que possamos trabalhar juntos e recuperar os jovens para a sala de aula”, completou.

O governador foi acompanhado pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, que preside o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). No evento, os programas do Governo do Estado foram destacados como casos de sucesso, entre eles o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), Escolas de Tempo Integral e o Circuito de Gestão – que foi premiado nessa segunda-feira (25) em primeiro lugar pela Escola Nacional de Administração Pública, FGV e Instituto IMDS.

Ultimas Notícias
Ultimas Notícias
Geral

Seja leve!

%d blogueiros gostam disto: