sex 29/março/2024 07:27
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Tragédia em Brumadinho acende sinal de alerta no Espírito Santo, afirma governo

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

O rompimento da barragem de rejeitos de mineração em Brumadinho (MG), na sexta (25), não afetou diretamente o Espírito Santo, mas acendeu o sinal de alerta para a segurança, afirmou o Governo do Estado.

E não é por menos. Das 98 barragens cadastradas no Espírito Santo, três estão com a estrutura comprometida: a Barragem de Duas Bocas, em Cariacica, e as de Santa Julia e Alto Santa Júlia, em São Roque do Canaã.

A informação é da Agência Nacional das Águas (ANA), em relatório divulgado no final do ano passado, com dados referentes a 2017.

O problema da barragem de Duas Bocas (responsável pelo abastecimento de água de parte do município de Cariacica) é a idade avançada e  anomalias da estrutura. Em função desse problema, foi marcada inspeção durante reunião da equipe estadual de Meio Ambiente com o governador Renato Casagrande na segunda (28).

Por isto, a Duas Bocas será fiscalizada na terça (29) para avaliação da segurança, que será feita por técnicos da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e da Defesa Civil do Espírito Santo.

Em São Roque de  Canaã, a vistoria da Agência Estadual de Recursos Hídricos(Agerh) apontou fissuras no barramento em concreto e percolação( infiltração da água pela estrutura).

Barragem Santa Julia, em São Roque do Canaã

As barragens Santa Júlia e Alto Santa Júlia também armazenam água que abastece a região. Os locais foram fiscalizados no dia 16 de janeiro, mas ainda essa semana voltarão a receber a visita dos técnicos. Atualmente, estão recebendo obras de recuperação.

Depois do diagnóstico, o órgão vai reavaliar o cronograma de fiscalizações e revisar os protocolos de contingência e monitoramento para a segurança de barragens, hoje previstos em leis federais e estaduais. “Vamos avaliar o uso da tecnologia como alternativa para o acompanhamento dessas barragens”, diz o diretor-presidente da Agerh , Fabio Ahnert.

 

Classificação

Das 98 barragens, 19 foram classificadas quanto à Categoria de Risco (CRI) e Dano Potencial Associado(DPA). Segundo o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), existiam aproximadamente 9.300 barragens regularizadas em 2017.

A Agencia Estadual de Recursos Hídricos(Agerh) emite as outorgas e cadastrou 2.917 barragens. Segundo Fabio Ahnert, no momento, não há risco iminente. “Nossa equipe já está sendo preparada para novas visitas numa força-tarefa com os demais órgãos ambientais”. Não há registro de barragens de rejeitos de mineração no Espírito Santo.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais