O primeiro Transforma Cachoeiro em Village da Luz vai oferecer atendimento para quem precisa tirar a carteira de identidade.
O mutirão de serviços oferecidos pela prefeitura acontecerá neste sábado (28), na praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, das 9h às 15h.
Identidade
Ao todo serão 200 RGs (Registro Geral). O procedimento, sob a responsabilidade de servidores que atuam na Casa do Cidadão, acontecerá na escola Zilda Soares Moura, cujo prédio é anexo do local do evento.
Para conseguir a emissão do documento, será necessário apresentar original e xerox de certidão de estado civil (nascimento, casamento, divórcio), comprovante de residência, CPF (opcional) e uma foto 3×4 recente – na imagem, o portador deve estar com roupa escura ou colorida e sem óculos.
Na ocasião, também serão dadas orientações e encaminhamentos para as pessoas que, eventualmente, não conseguirem realizar o procedimento no local – seja por problemas com documentação, pelo esgotamento das vagas ou quaisquer outros motivos.
“Ninguém ficará desassistido. Convidamos a comparecer à praça todos os moradores do Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça, Rubem Braga e Novo Parque, para os quais esse mutirão está sendo especialmente preparado”, afirma o prefeito Victor Coelho.
Atendimentos
No mutirão, setores da administração municipal e instituições parceiras oferecerão mais de 60 modalidades de atendimento, nas áreas de saúde, assistência social, cidadania, educação, empreendedorismo, meio ambiente, cultura, esporte e lazer.
As atividades vão mobilizar mais de 300 servidores municipais.
A expectativa é atender cerca de 5 mil moradores da região que engloba Village, Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga.
Transforma Cachoeiro
Quando: 28/09 (sábado)
Local: praça Dom Luiz Gonzaga Peluso, Village da Luz
Horário: 9h às 15h
Bairros de abrangência: Village da Luz, Bom Pastor, Fé e Raça, Novo Parque e Rubem Braga
Serviços
Agersa: ouvidoria (saneamento e transporte público).
Desenvolvimento Social: cadastro e informações sobre Acessuas Trabalho, Cras, Creas, Cadastro Único, Bolsa Família, Tarifa Social de Água e Esgoto, Passe Livre, Benefícios Eventuais, Direitos Humanos.
Ouvidoria Geral do Município (156): atendimentos com a Ouvidoria Itinerante.
Saúde: Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf), aferição de pressão, teste de glicemia, vacinas, atendimento psicológico, atendimento de Serviço Social, fisioterapia, DST/HIV (teste e aconselhamento), testes para sífilis e hepatites B e C, atendimento de odontologia (práticas de prevenção e entrega de kits de saúde bucal), atendimento com nutricionista, atendimento médico e confecção de Cartão do SUS.
Desenvolvimento Econômico: Sala do Empreendedor Itinerante e atendimento Nossocrédito Itinerante.
Esporte e Lazer: aula de zumba, prática de slackline, jogos e brincadeiras, aferição de IMC.
Segurança e Trânsito: Guarda Mirim e apresentação dos serviços da Ronda de Prevenção Escolar, Ronda Ostensiva Municipal, Ronda de Apoio à Família, educação de trânsito e Defesa Civil.
Desenvolvimento Urbano: atendimento informativo sobre cadastro no programa Minha Casa, Minha Vida e sobre regularização fundiária.
Meio Ambiente: oficinas educativas de reaproveitamento de materiais usados e de reaproveitamento de óleo de cozinha, ouvidoria para registro de denúncia ambiental e visita técnica de controle ambiental e recursos naturais (trabalho iniciado antes do evento).
Cultura e Turismo: Projeto Pé de Livros (contação de histórias), recreação e apresentação de mágicas (Palhaço Beleza), apresentação de capoeira (Grupo Mocambos) e apresentação do Projeto Charola Quadro a Quadro, com contação de histórias e distribuição de livros.
Educação: teatro de fantoches, pintura em tela, resgate de brincadeiras antigas, oficina de leitura e contação de histórias e jogos pedagógicos inclusivos.
Procon: atendimento ao consumidor.
Fazenda: orientações sobre IPTU.
Administração: palestras sobre o Setembro Amarelo (campanha de prevenção do suicídio), em parceria com a empresa Innovar.
Detran: distribuição de informativos sobre educação no trânsito, oficinas abertas à comunidade, informações gerais sobre CNH e encaminhamentos para atendimentos nas unidades do Detran.
Centro Universitário São Camilo: atendimentos de equipes de enfermagem, psicologia e direito.
Polícia Ambiental: exposição de animais taxidermizados, educação ambiental e distribuição de fôlderes e informativos sobre o trabalho da Polícia Ambiental.
Polícia Militar: palestras do Proerd.
Multivix: acolhimento psicológico com foco na campanha Setembro Amarelo.
Rochativa: atendimento odontopediátrico.
Casa do Cidadão: confecção de RG.