sex 26/abril/2024 06:03
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Sede do Tribunal Regional Eleitoral em Vitória. Foto: TRE-ES

TRE baixa norma que proíbe atos de campanha que causem aglomeração

redacao
Redação Dia a Dia

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), desembargador Samuel Meira Brasil Junior, baixou na tarde desta terça-feira (3) a Resolução Administrativa 2/2020 em que proíbe a realização de atos presenciais de campanha eleitoral causadores de aglomeração em todo o Espírito Santo. A medida valerá para cidades em risco alto ou moderado de transmissão da Covid-19, segundo o Mapa de Gestão de Risco do governo do Estado. Nesta semana, apenas Ecoporanga teria de seguir as normas por estar em risco moderado.

Os partidos e coligações, bem como os candidatos, deverão adotar as medidas necessárias para que os atos de propaganda e de campanha em geral atendam integralmente às recomendações estabelecidas pelas autoridades sanitárias, notadamente as determinações constantes na Nota Técnica Covid-19 Nº 83/2020 – Sesa/SSVS/GEVS/NEVS, emitida em 19 de outubro de 2020, de forma a minimizar ou prevenir o risco de transmissão do coronavírus, em especial quanto ao uso de máscaras, ao distanciamento social e ao limite de público por evento previsto nos regulamentos das autoridades sanitárias estadual ou federal.

Candidatos e partidos devem ainda observar a não realização de atividades presenciais, tais como comícios, confraternizações, bandeiraços, passeatas,caminhadas e similares, nos municípios do Espírito Santo que estiverem enquadrados nas classificações de risco alto e de risco moderado, conforme definido por ato do secretário de Estado da Saúde.

Além da obrigatoriedade da máscara, o TRE recomenda distanciamento físico de 1,5m (um metro e meio) entre as pessoas em atos e eventos de propaganda eleitoral presenciais.

Material impresso

Outra orientação é evitar a distribuição de material impresso; quando realizado, além de máscara, a pessoa que está distribuindo deve utilizar protetor Face Shield e dispor de álcool em gel 70% para realizar constantemente a higiene das mãos.

Nas últimas semanas, diversos candidatos a prefeito na Grande Vitória que participaram de atos de campanha com aglomeração de pessoas testaram positivo para Covid-19.

Ainda segundo o TRE, os juízes eleitorais deverão coibir todo e qualquer ato de campanha que viole as disposições da resolução, podendo fazer uso do auxílio de força policial, se necessário.

Candidatos, partidos e coligações que violarem as disposições da norma. podem sofrer sanções pecuniárias impostas pelos juízes eleitorais.

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

-hospital-antonio-bezerra-de-faria_25_04

iNOVA Capixaba abre concurso para quase 600 vagas em hospitais em Vitória e Vila Velha

reunião operação safra_24_04

Operação Safra é iniciada para proteger colheita de café em Anchieta

PRF_moto_clonada_Iúna_25_04_24.jpg

Homem diz à PRF que comprou moto clonada para usar na roça

Pier_Itaipava_22_04

Pescadores de Itapemirim recebem vacinas contra a gripe

Polícia_Federal_25_04

Polícia Federal faz operação para reprimir fake news nas eleições

Associação_Evangelizar_Mimoso_25_04

Associação Evangelizar doa 8 toneladas de alimentos às vítimas da enchente em Mimoso

pregos-caminhao-correios-25-04-2024

Armadilha na estrada: Bandidos usam pregos para tentar roubar carreta dos Correios em Mimoso

Leia mais