O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) reforça a importância da participação da população na definição de prioridades de fiscalização e apoia o Tribunal de Contas da União (TCU) na divulgação da consulta pública “Você escolhe, o TCU fiscaliza!”.
A iniciativa permite que os cidadãos indiquem temas e problemas que consideram relevantes para auditorias do órgão em 2026.
A pesquisa, disponível no Portal do Cidadão, apresenta cinco grandes eixos e 18 problemas, dos quais os cinco mais votados serão incluídos nos planos operacionais do TCU e servirão de base para novas auditorias.
Além disso, os participantes podem sugerir outros assuntos que também merecem fiscalização. A Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) apoia a ação.
Os cinco grandes eixos da consulta são: assistência a populações vulneráveis; energia e conectividade; infraestrutura e logística; segurança pública e defesa; e serviços públicos essenciais.
A votação ficará aberta até 1º de fevereiro de 2026. A partir de março, os temas escolhidos pelo público passarão a integrar as auditorias realizadas pelo TCU, com mecanismos que permitem ao cidadão acompanhar os resultados práticos de sua contribuição.
Segundo o presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo, a iniciativa reforça a transparência e a participação social.
“Queremos caminhar lado a lado com a sociedade, sendo o Tribunal do Cidadão. Somente colocando as pessoas no centro de nossas ações conseguiremos promover uma gestão pública verdadeiramente acessível e participativa.”
A primeira consulta pública do TCU, realizada no primeiro semestre de 2025, resultou na escolha de cinco temas que se tornaram auditorias: imóveis abandonados; fila do INSS; obras em rodovias; obras paralisadas na saúde; e prevenção de desastres naturais.
Esses trabalhos foram apreciados em sessão plenária do TCU no dia 19 de novembro.
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









