Estes três últimos dias foram de fortes emoções para a professora aposentada Lygia Tavares Martins Costa, que completou 100 anos na sexta-feira (14) e recebeu homenagens, como serenata e carreata.
A serenata aconteceu no dia de aniversário da professora. Da varanda de sua residência ela pode acompanhar, emocionada, amigos e músicos cantando canções como Emoções, de Roberto Carlos, além do tradicional Parabéns pra você.
Foi uma iniciativa da turismóloga e professora de geografia Valéria Jordão com seu marido, o músico Sidney Jordão, amigos da família de Dona Lygia. Amigos e vizinhos foram chegando e cantando.
As homenagens continuaram no sábado, com uma comemoração íntima entre a família (15), e no domingo (16), com uma carreata.
“Acho que foi a festa de aniversário mais bonita que eu já vi. E ela ficou muito atenta nos três dias de comemoração”, disse a filha, a funcionária pública e contadora de história, Maria Elvira Tavares Costa.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A proposta dos familiares da professora era realizar uma grande festa para comemorar a data especial, mas em função do novo coronavírus, a festividade precisou ser suspensa.
Mas, a família decidiu não deixar a data passar em branco e contou com a ajuda dos amigos.
Familiares tiveram cuidado com a idosa, para evitar o risco de contaminação. “Nós ficamos com ela na varanda por volta de uma hora. Algumas músicas, ela cantou junto”, disse Maria Elvira.
Mineira de Carangola-MG, Dona Lygia é filha do português Alvaro Tavares. Casou-se com o saudoso Domício Martins da Silva Sobrinho, com quem teve quatro filhos, nove netos e 11 bisnetos.