Moradores de Cachoeiro que quiserem trocar livros usados por obras que ainda não leram vão poder realizar essa vontade até o dia 15 de novembro, na Praça Jerônimo Monteiro, no Centro. A iniciativa é do projeto cultural itinerante Maktub, de Santa Catarina, que está na cidade.
Nesse período, sempre das 16h às 21h, o projeto vai expor no local seu acervo com cerca de 700 exemplares. Será necessário doar dois livros para levar um para casa.
Além de valorizar e fornecer acesso à leitura, o objetivo é estimular a população a fazer circular livros sem uso, que estão guardados, impulsionando a disseminação de literaturas e conhecimentos.
A iniciativa, que iniciou suas atividades em Cachoeiro na segunda-feira (28), conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) e foi integrada à programação local realizada em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado nesta terça (29).
Cinema
O projeto oferece ainda ao público, à noite, no mesmo local, exibições de documentários com equipamento de projeção movido a energia solar e, também, a oportunidade de observar o céu com um telescópio profissional. As atividades são gratuitas.
O idealizador, Cristian Neres da Silva, explica a importância do projeto.
“A intenção é levar cultura para pessoas de todo Brasil. Já visitamos 17 estados e a nossa ideia é trocar livros, levar um pouco do mundo para as pessoas com o cinema e permitir, com o telescópio, que elas conheçam um pouco do universo, que é magnífico e gigantesco. Sou muito mais feliz desde que comecei com o projeto, e espero que o público de Cachoeiro se divirta”, disse.
“Receber este tipo de projeto cultural é muito importante. Estamos comemorando o Dia do Livro com uma programação especial, com várias atividades artísticas para homenagear a grande arte que é a leitura. O projeto Maktub complementa ainda mais esta data tão importante”, afirma o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa.