Na tarde desta quinta-feira (17), por volta das 15h, choveu forte no município de Muniz Freire, principalmente no distrito de Vieira Machado, localizada a 18 km da sede.
Moradores afirmam que foi uma tromba d’água que caiu na comunidade rural de Paraíso e assustou a população local por causa do grande volume de águas que caiu em pouco tempo, fazendo transbordar o córrego.
O temporal provocou a interdição, por algumas horas, da ES-379, que passa pelo distrito e leva ao município de Castelo.
Segundo a Defesa Civil não houve transtornos no centro do distrito, mas houve alagamento de terreiros e estradas, inclusive no entorno da escola que funciona no período vespertino, e que estava cheia de alunos.
Os estudantes voltaram para casa após o nível das águas baixar, com apoio de veículos tracionados da própria Defesa Civil e da Secretaria de Saúde, que com o apoio da direção da escola, levaram as crianças em segurança para suas casas.
A Defesa Civil esclarece também que não há pessoas desalojadas ou desabrigadas, mas mesmo assim equipes das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Obras estiveram no local para dar suporte aos moradores.
“Graças a Deus não houve registro de feridos, de desalojados ou desabrigados e o impacto maior foi na zona rural, mas até ontem não soubemos da perda de animais”, diz o coordenador da Defesa Civil Maxuel Vieira.
Na manhã desta sexta-feira (18) o prefeito Dito Silva esteve na comunidade para avaliar se houve estragos além dos identificados inicialmente no dia de ontem.