O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta sexta-feira (20) que circulam nas redes sociais mensagens falsas sobre a anulação das eleições em alguns municípios por suspeita de fraude na urna eletrônica.
Segundo o TSE, desde a implantação da votação por meio eletrônico, em 1996, nunca houve constatação de fraude no sistema de votação.
Em nota, o tribunal reafirmou que o dispositivo tem 30 camadas de segurança para dificultar fraudes, os dados são transmitidos por uma rede privada, sem conexão à internet ou Bluetooth, e lacres de segurança alertam sobre qualquer tentativa de violação dos dados.
Além disso, o resultado da votação pode ser conferido pelos partidos políticos por meio dos boletins de urna, o relatório impresso que indica os votos dados pelo eleitor para cada candidato. O documento é fixado na porta da seção eleitoral ao final do dia de votação.
No Espírito Santo haverá segundo turno das eleições no dia 29 de novembro em 4 cidades: em Vitória, entre Lorenzo Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT); em Cariacica, entre Euclério Sampaio (DEM) e Célia Tavares (PT); em Vila Velha, entre Arnaldinho Borgo (Podemos) e Max Filho (PSDB); e na Serra, entre Sergio Vidigal (PDT) e Fábio Duarte (Rede).
Com informações da Agência Brasil