qui 18/julho/2024 17:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Freepik

Último dia de inscrições para 1 mil vagas de ensino superior gratuito no ES

redacao
Redação Dia a Dia

As inscrições para o programa Nossa Bolsa 2024/02 terminam nesta quinta-feira (27). É uma oportunidade para quem concluiu o ensino médio poder fazer a graduação com bolsa integral, ou seja, que cobre 100% da mensalidade.

O edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) disponibiliza 1.001 bolsas integrais. São 40 opções de cursos em diversas áreas, em 30 universidades localizadas na Região Metropolitana da Grande Vitória e interior.

Os interessados podem se inscrever no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. Tem bolsa para os cursos de Medicina, Publicidade e Propaganda, Educação Física, Psicologia, Direito, Arquitetura e Urbanos, Engenharias e outros.

O interessado deve ter feito o Enem entre os anos de 2019 e 2023, e optar, no ato da inscrição, por qual edição do Enem quer usar a nota na seletiva, além de ter concluído o ensino médio em escolas da rede pública ou particular na condição de bolsista integral.

O edital oferece 20% das bolsas prioritariamente a pessoas que se autodeclaram afrodescendentes e negros e 20% a moradores de bairros atendidos pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

O Nossa Bolsa 2024/02 conta com o investimento de mais de R$ 47 milhões, que serão utilizados no período de até cinco anos, duração estimada dos cursos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Secretaria da Educação (Sedu).

Como é feita a inscrição?

A inscrição será aberta às 9 horas do dia 04 de junho e deve ser feita pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa. O candidato preencherá seus dados pessoais e escolher qual curso, turno e instituição de ensino deseja concorrer à bolsa.

Como é a seleção pela nota do Enem?

O interessado pode escolher qual nota do Enem, entre 2019 e 2023, quer usar na seletiva. De acordo com o edital, a seleção será feita pela média global de 450 pontos nas provas objetivas e a redação. Além da média global, o estudante deve ter tido nota mínima de 400 pontos na redação.

Quem pode concorrer às bolsas?

O candidato deve ter realizado uma das provas do Enem referentes aos anos de 2019 a 2023 e ter renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

O processo seletivo do Nossa Bolsa prioriza o ingresso de pessoas que moram em bairros com alto índice de vulnerabilidade social e de quem se autodeclara afrodescendente ou negro no ato da inscrição.

Por isso, é preciso informar o CEP para verificar se o candidato está em um bairro atendido pelo Programa Estado Presente em Defesa da Vida.

De acordo com o edital de seleção, somente poderá participar do Nossa Bolsa 2024 o estudante que atender a uma das condições a seguir:

Ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública localizada no Espírito Santo;

Ter cursado completamente o Ensino Médio em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;

Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição localizada no Espírito Santo;

Ter concluído curso técnico em um dos Centros Estaduais de Educação Técnica (CEET) no Espírito Santo;

Ter cursado o Ensino Médio e/ou Curso Técnico nas Escolas do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo.

Não podem concorrer:

Já tenham sido beneficiários do Programa Nossa Bolsa;

Já tenham concluído qualquer curso de graduação.

O que é o Programa Nossa Bolsa?

O Programa Nossa Bolsa concede bolsas em cursos de graduação ofertados por instituições privadas e é destinado aos capixabas que concluíram o Ensino Médio em escolas da Rede Pública de Ensino ou em escolas privadas, na condição de bolsistas integrais. O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES.

Serviço:

Programa Nossa Bolsa 2024/2

Edital Fapes 04/2024 – Nossa Bolsa 2024/2: clique aqui e acesse o edital             

Inscrições até as 23h59 do dia 27/06, por meio do site: www.fapes.es.gov.br/nossabolsa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

material-apreendido-mimoso-18-07-2024b

Polícia apreende arma e mais carga roubada em operação em Mimoso do Sul

rio-itapemirim-ilha-da-luz-17-07-2024

Com nível baixo dos rios, Agência declara estado de atenção de escassez hídrica no ES

mototaxista-baleado-17-07-2024

Passageiro da moto levou 4 tiros. Ele disse que estava sendo ameaçado

Patricia-Pereira-paratleta-17-07-2024

Espírito Santo conquista 25 medalhas no Circuito Loterias Caixa de Natação Paralímpica

CCJ-Senado-17-07-2024

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

tres-presos-furto-carga-mimoso-17-07-2024

Trio é preso em Mimoso do Sul por furtos de carga em caminhões

mototaxista-carona-baleados-17-07-2024

Motociclista e carona baleados na subida do bairro Aquidaban

atleta Edimara Alves

Brasil vence Sul-Americano de Atletismo com capixaba na seleção

Leia mais