sex 18/julho/2025 20:46
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Unimed de Cachoeiro começa a realizar angiotomografia coronariana

O procedimento permite fazer a avaliação das placas ateroscleróticas e a detecção de obstrução nas artérias coronárias com imagens em 3D
Angiotomografia coronariana (Foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira (4), a Unimed Sul Capixaba inicia em sua unidade hospitalar a angiotomografia de coronárias, exame realizado com o auxílio do tomógrafo computadorizado de corpo inteiro, que possibilita a visualização não invasiva das paredes e da luz das artérias coronárias. O procedimento permite fazer a avaliação das placas ateroscleróticas e a detecção de obstrução nas artérias coronárias com imagens em 3D.

Apenas aparelhos de tecnologia avançada conseguem realizar o exame com qualidade satisfatória, pois possibilitam a visualização detalhada das coronárias e das placas ateroscleróticas de maneira próxima ao cateterismo. O exame dura cerca de 30 minutos e é realizado com a presença de um cardiologista e, em alguns casos, de um anestesista, sendo necessário acesso venoso periférico e uso de contraste.

Com o exame sendo realizado na unidade, os clientes não precisam se deslocar para a Grande Vitória ou outros centros. De acordo com o cardiologista Paulo José Ferreira Soares, cardiologista da Unimed Sul Capixaba, o exame é recomendado para pacientes com sintomas característicos ou sugestivos de angina (dor torácica causada pela falta de oxigênio no coração) e que se enquadram na categoria de risco intermediário. O exame também se aplica àqueles pacientes que tiveram algum teste de isquemia duvidoso ou com resultado conflitante com a suspeita clínica.

Monitoramento   

Outras indicações usuais são na suspeita de anomalias congênitas de coronárias ou na avaliação de pacientes com insuficiência cardíaca de início recente, na qual se quer descartar a presença de doença coronária. A angiotomografia de coronárias também é usada no monitoramento de pacientes já submetidos a implante de stents ou a revascularização miocárdica com pontes de safena ou mamária.

A angiotomografia coronariana não está indicada para pacientes com alta probabilidade de doença coronariana, isto é, pacientes com grande chance de obstruções coronarianas significativas identificada na avaliação clínica e laboratorial. Esses pacientes, em geral, são candidatos a tratamento percutâneo, como a angioplastia coronariana com implante de stent, que pode ser realizado no mesmo momento do cateterismo cardíaco diagnóstico.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-gwm-brasil

Governo discute com GWM expansão e destaca força do Porto de Vitória

Moto_Fest01_07_10_2023

Motofest de Marataízes começa nesta sexta e vai até domingo

arquivista-escritorio-ti

CRM-ES abre concurso com salários de até R$ 12 mil. Há vaga para Cachoeiro

Exportação

Tarifa de 50% dos EUA paralisa 60% das exportações de rochas do Brasil

apreensao-cocaina-arma-aquidaban-17-07-2025-

Suspeito é preso com 5kg de cocaína, armas e mais de R$ 50 mil no Aquidaban

corrida-de-rua-cachoeiro

Cachoeiro cria grupo gratuito de corrida de rua com orientação profissional

cafe-organico3-

Primeiro café biodinâmico do país nasce em Pacotuba pelas mãos da família Giori

cachoeiro-stone-fair-dia-1-2023

Contagem regressiva: Cachoeiro Stone Fair 2025 terá crescimento e novidades

Leia mais
plugins premium WordPress