dom 22/dezembro/2024 14:43
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Evento de abertura aconteceu em Cachoeiro. Foto: Unimed Sul Capixaba

Unimed Sul Capixaba cria plantão espiritual para colaboradores

redacao
Redação Dia a Dia

Manter a saúde mental em dia de quem trabalha com saúde é importante neste período de quarentena. Uma iniciativa criada pela Unimed Sul Capixaba para oferecer apoio psicológico a seus colaboradores é o projeto espiritualidade Ponte da Esperança, em Cachoeiro de Itapemirim.

Coordenado pela psicóloga Flávia Ávila, o Ponte da Esperança tem à frente o padre de Cachoeiro de Itapemirim Helder Salvador, que atualmente está em missão no Pará, e a capelã hospitalar paliativista e em desastres Elizabeth Maria de Assis Silva Pavão, de Vitória.

No evento de abertura, realizado na última quarta-feira (13), na Maternidade e Pronto Atendimento, e no auditório do novo hospital, os dois fizeram uma explanação virtual para os participantes sobre a dinâmica de trabalho, que compreende plantão de acolhimento espiritual on-line e exercício espiritual.

O plantão de acolhimento espiritual é conduzido pela capelã Elizabeth Pavão, que já iniciou os atendimentos, em dois horários, na parte da tarde e à noite. A orientação beneficiará todos os profissionais da cooperativa inscritos que sentirem necessidade de apoio.

Exercícios espirituais

Já os exercícios espirituais acontecem a partir do próximo dia 25, com a condução do padre Helder Salvador. Diariamente, o sacerdote enviará por linha de transmissão aos participantes do projeto uma leitura da Bíblia, uma oração ou um vídeo com uma mensagem.

Segundo a psicóloga Flávia Ávila, os dois apoiadores já realizam ações bem-sucedidas semelhantes em suas áreas.

“A capelã Elizabeth tem atuado em hospitais de Vitória, e o padre Helder possui um grupo de WhatsApp em Cachoeiro que conta com a participação de cerca de 800 pessoas. Levando em consideração a realidade vivida pelos profissionais de saúde, eles criaram um programa de atividades para atender especialmente os colaboradores da Unimed Sul Capixaba”, explica.

O projeto envolve ainda a aplicação de um questionário para identificar o perfil dos participantes, que resultará na criação do Calendário do Bem.

“Esse levantamento irá sinalizar quais são os temas que mais amedrontam e preocupam os colaboradores. A partir daí, a cada semana vamos elaborar uma palestra”, ressalta a psicóloga.

O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, o pneumologista Leandro Baptista, que participou do evento na Maternidade, destaca que o projeto é mais uma ação da cooperativa para apoiar os profissionais para lidarem da melhor forma possível com tantas incertezas que estamos vivenciando.

“Sabemos que a pandemia do novo coronavírus vem acompanhada de muitos sentimentos, como o medo e a ansiedade. Sendo assim, é fundamental que cuidemos dos nossos profissionais, contribuindo para que eles estejam fortalecidos e firmes na nossa missão, que é cuidar de pessoas”, diz o presidente. Já o diretor Financeiro, Fernando Lemgruber Prado Costa, participou da abertura do projeto no Hospital Unimed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casal-que-plantou-arvores-21-12-2024

Continuam os cortes de árvores em Cachoeiro: desta vez, em frente ao futuro Hospital do Câncer

projeto-amigos-solidarios-21-12-2024

Grupo do Zumbi reúne doações para ajudar famílias vulneráveis no Natal

inauguracao-lagoa-do-meio-21-12-2024

Governador e Tininho inauguram Lagoa do Meio, o mais novo ponto turístico de Marataízes

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

Leia mais
plugins premium WordPress