A gestão da qualidade e a qualidade da assistência praticadas pela Unimed Sul Capixaba garantiram à cooperativa cachoeirense a recertificação ISO 9001 e a manutenção da Resolução Normativa nº 277 (RN 277).
A ISO 9001 é a principal certificação para sistemas de gestão com foco em qualidade, processos e serviços com foco no cliente.
Já a RN 277 está relacionada ao Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo como principal objetivo promover a melhoria contínua na qualidade da assistência oferecida pelas empresas de saúde suplementar.
Dentre as indicações positivas apontadas pela auditoria estão a revisão do fluxo de atendimento e o conforto proporcionado ao cliente no atendimento presencial.
Além disso, foram avaliados também a dedicação da equipe para relacionamento com empresa e o envolvimento de toda a instituição no sistema de gestão da qualidade e disseminação da estratégia da organização.
A agilidade através do cadastro dos clientes com a digitalização de documentos; o serviço de assistência farmacêutica oferecido ao cliente e o aplicativo para comunicação e controle de desempenho dos cooperados também foram analisados.
O reconhecimento ocorreu após um ciclo de auditorias externas presencial realizado na operadora de saúde no mês de agosto, quando os auditores puderam verificar e avaliar a conformidade dos processos de gestão da Unimed Sul Capixaba.
Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, o esforço integrado das equipes foi o grande diferencial para que a cooperativa mantivesse essas certificações de padrões internacionais.
Segundo o presidente, para se ter uma gestão e uma assistência de excelência é necessário que a qualidade esteja disseminada em todos os níveis da organização.
“Temos o privilégio de contar com cooperados, gestores e colaboradores engajados e que, diariamente, atuam para que nossos processos, desempenho e satisfação dos clientes sejam sempre os melhores”, afirmou.