sex 19/abril/2024 23:00
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Evair de Melo é deputado federal. Foto: Divulgação

Universidade Vale do Itapemirim: MEC diz que separação gerará eficiência

redacao
Redação Dia a Dia

A Universidade Federal Vale do Itapemim (UFVI) está mais próxima de se tornar realidade. Ela foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro recentemente e o fato foi confirmado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro na quarta-feira (20).

Ela será criada a partir de desdobramento do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e de Saúde (CCENS) da Universidade Federal do Espírito Santo, localizado na cidade de Alegre, com extensão no município vizinho de Jerônimo Monteiro.

O ministro destaca que a criação dessas universidades tem como objetivo o reordenamento das unidades da rede federal, a identificação de melhores arranjos geográficos e institucionais, a otimização da gestão e a consolidação dos arranjos produtivos e culturais.

Segundo o deputado federal Evair Vieira de Melo, trata-se de um campus já consolidado, respeitado e reconhecido, mas que poderia ter contribuído ainda mais para o brasileiros se tivessem dado a ele o prestígio e a oportunidade que agora se dá.

“Vamos criar um ambiente para criação e capacitação, vamos transformar a instituição num grande campo das exatas, das engenharias, da química”, disse o deputado. Ele acrescentou que se empenhará para dar total condição ao ministro para continuar executando sua política.

Além da criação dos novos institutos federais de educação superior, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, confirmou em audiência pública na Câmara dos Deputados a criação de cinco universidades federais: do Sudeste e do Sudoeste do Piauí (Unifesspi), da Amazônia Maranhense (Ufama), do Norte Mato-Grossense (UFNMT), do Vale do Itapemirim (UFVI) e do Alto Solimões (UFAS).

Segundo o ministro, a criação das novas universidades, a partir de desdobramento das atuais instituições, tem como objetivo o reordenamento das unidades da rede federal, a identificação de melhores arranjos geográficos e institucionais, a otimização da gestão e a consolidação dos arranjos produtivos e culturais.

Ratifica que também visa o equilíbrio do número de campi de cada instituição, para possibilitar uma gestão mais eficiente, além de buscar mais proximidade entre os campi e as reitorias.

Evair de Melo afirmou ainda que a criação da instituição obteve apoio massivo no estado. Assinaram um documento de apoio mais de 40 entidades do estado, 78 prefeitos, a Assembleia Legislativa e oito dos dez deputados federais.

 

.Fonte: Agência Câmara de Notícias

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais