dom 6/abril/2025 10:19
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Uso de máscara poderá deixar de ser obrigatório na próxima semana em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Mesmo estando em risco moderado no mapa estadual da Covid-19, Cachoeiro já alcançou indicadores que o levam ao risco baixo a partir da próxima semana, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo a Semus, a cidade permaneceu em risco moderado nesta semana por causa dos casos ativos da doença que tinha até a última quinta-feira (10), dia de fechamento do cálculo que determina o mapa de risco.

O secretário municipal de Saúde, Alex Wingler enfatiza que seguindo uma tendência de queda dos casos, já no sábado (12) a cidade alcançou um índice que coloca o município em risco baixo.

“Não havendo, no decorrer desta semana, um número alto de óbitos por Covid (outro fator com peso na matriz de risco), Cachoeiro voltará ao grau verde na próxima”, explica.

O secretário pontua também que, entre os maiores municípios, Cachoeiro foi um dos últimos a ir para o risco moderado, no início de fevereiro, depois de ficar 31 semanas consecutivas em risco baixo.

“Essa última grande onda de casos chegou mais tarde aqui, então, é natural que ela demorasse mais tempo a passar”, pondera.

No risco baixo o uso de máscaras é dispensado nos lugares abertos. Já no risco muito baixo seu uso é liberado nos lugares abertos e fechados.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

 

Risco muito baixo está perto

Ainda de acordo com Wingler, também há chances de que Cachoeiro migre para o risco muito baixo, porque a microrregião Central Sul, na qual o município está inserido, está bem perto de atingir as metas de vacinação contra a Covid-19 necessárias para que se alcance essa classificação.

A meta de cobertura de 80% de adultos maiores de 18 anos vacinados com as duas doses ou vacina de dose única já foi ultrapassada.

Agora, restam 1,2% dos adolescentes e 3,75% dos idosos tomarem, respectivamente, a primeira aplicação e a dose de reforço, para que a meta de 90%, exigida em ambos os casos, seja alcançada.

“Falta muito pouco. Por isso, pedimos aos cachoeirenses, em especial aos que se enquadram nesses dois grupos, para que coloquem a vacinação em dia e ajudem nossa região a conseguir a classificação de risco muito baixo, que garantirá flexibilização quase total das regras e restrições relativas à Covid”, frisa.

O secretário adverte que, enquanto o município estiver em risco moderado, os cachoeirenses não devem deixar de seguir cumprindo todas as regras estabelecidas para esse grau, como o uso obrigatório de máscaras em ambientes abertos e fechados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

vitor sax-maycon-04-04-25

Comemorações do aniversário de Roberto Carlos começam na terça em Cachoeiro

prefeitura-cachoeiro-04-04-2025

Cachoeiro: posse de 1.060 aprovados em concurso e cadastro de reserva será dia 9 de abril

estrada vargem alta-04-04-25

Ferraço anuncia “Caminhos do Campo” para ligar São Vicente a Vargem Alta

Foto: Hélio Filho/Secom

Governo dá início a serviço de oftalmologia em Piúma e inaugura creche municipal

chuva cachoeiro

Cachoeiro em alerta: previsão de fortes chuvas mobiliza Defesa Civil

mimoso-chuvas-igreja-04-04-25

Fiéis fazem prece e pedem por mansidão na chuva para Mimoso do Sul

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

Tudo o que você precisa saber para cuidar da flor-de-são-miguel

O desfile foi adiado devido a fortes chuvas

Presidente Kennedy adia desfile cívico devido a previsão de fortes chuvas

Leia mais