sáb 21/dezembro/2024 12:53
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Freepik

Uso demasiado do celular na quarentena pode afetar os olhos

redacao
Redação Dia a Dia

A quarentena mudou a rotina das pessoas por conta da pandemia de coronavírus. Com maior tempo passado em casa, também aumentou o período de exposição às telas de celulares, computadores e televisões. Diante deste cenário, a oftalmologista Liliana Nóbrega, especialista no tratamento da síndrome do olho seco, faz um alerta: o uso contínuo de dispositivos digitais pode trazer consequências graves aos olhos.

De acordo com a médica, quanto mais tempo se passa exposto às telas, menor é a quantidade de lubrificação do olho, que está diretamente ligada às piscadas que se dá. E a situação pode se agravar mais se a pessoa possuir predisposição para desenvolver a síndrome do olho seco, que acomete cerca de 15% da população mundial.

“Esta síndrome é caracterizada por uma deficiência na produção ou na qualidade das lágrimas provocando, principalmente, o ressecamento da superfície do olho. Entre os sintomas estão ressecamento, vermelhidão, ardor e coceira. Os estágios da doença vão de leve a moderado e grave.

Liliana Nóbrega é oftalmologista. Foto: Mile4

Os casos de moderado para grave trazem muito desconforto – dor, baixa da acuidade visual, dificuldade no uso de lentes de contato, dificuldade em atividades de rotina como ler, ver tv, usar o computador. Além disso, o olho sem lágrima é um olho que enxerga mal”, explica Liliana Nóbrega.

Síndrome crônica

A síndrome do olho seco é considerada crônica e, dentre as causas, está a deficiência das glândulas de Meibomius (glândulas que produzem lipídios e proteínas para as margens das pálpebras.

“A incidência da doença vem aumentando ao longo dos anos e, de acordo com especialistas de todo o mundo, está diretamente ligada a hábitos não recomendados da vida moderna. Há um impacto mundial por conta de as pessoas ficarem, por muito tempo, em frente a um computador, notebook, celular, tablet, piscando muito menos do que o normal e, com isso, deixando de lubrificar os olhos”, afirma.

Diante deste cenário, profissionais de oftalmologia vêm alertando aos seus pacientes para tomar cuidado com o tempo que passa exposto aos dispositivos digitais.

Por fim, a especialista recomenda: “Se a pessoa começar a desenvolver qualquer um dos sintomas descritos, procure imediatamente um médico oftalmologista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

sessao-camara-vereadores-18-12-2024

Câmara de Cachoeiro aprova projeto de lei que prorroga descontos no IPTU

Leia mais
plugins premium WordPress