Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, alerta para os efeitos negativos que a inteligência artificial (IA) pode ter no aprendizado, especialmente entre os mais jovens.
Os pesquisadores analisaram o uso de LLMs — grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT — e descobriram que quem depende muito dessas ferramentas pode ter pior desempenho cognitivo, linguístico e comportamental.
O estudo envolveu 54 participantes divididos em três grupos: um usou o ChatGPT para escrever uma redação, outro usou só mecanismos de busca (como o Google) e o terceiro escreveu sem ajuda externa, usando apenas o próprio conhecimento.
Exames no cérebro mostraram que os participantes que escreveram sem ajuda apresentaram mais atividade cerebral e maior senso de autoria do texto. Já os que usaram IA tiveram conexões cerebrais mais fracas e menos sentimento de autoria.
Na segunda fase do estudo, alguns participantes trocaram de grupo. Quem passou a escrever sem ajuda após usar o ChatGPT teve menor ativação cerebral, mostrando que o uso constante da IA pode afetar até mesmo a capacidade de lembrar e organizar ideias.
Os autores do estudo chamam atenção para os possíveis impactos da IA na educação e sugerem que mais pesquisas sejam feitas para entender melhor como usar essas ferramentas de forma responsável.
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