Sociedades médicas alertaram para as sequelas provocadas pelo uso de testorona em mulheres.
O alerta foi feito pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).
As entidades publicaram nota conjunta restringindo o uso de testosterona em mulheres, exceto em casos específicos de Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH), após avaliação médica adequada.
Uso inadequado pode causar efeitos graves
Segundo as entidades, a prescrição fora da indicação formal pode ser potencialmente prejudicial, causando efeitos virilizantes, como acne, queda de cabelo, crescimento de pelos, aumento do clitóris e engrossamento irreversível da voz.
Outros riscos incluem toxicidade hepática, alterações psicológicas, infertilidade e complicações cardiovasculares, como hipertensão, arritmias, tromboses, infarto e AVC.
A nota também alerta que nenhuma formulação de testosterona é aprovada pela Anvisa para mulheres, e seu uso para fins estéticos, de desempenho físico, disposição ou antienvelhecimento não é reconhecido.
Fonte: Agência Brasil
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









