Última fase da campanha contempla seis diferentes públicos. Foto: Marcia Leal/PMCI

Vacinação contra a gripe entra na 3ª etapa em Cachoeiro

Vacinação contra a gripe entra na 3ª etapa em Cachoeiro
Redação Dia a Dia

A terceira etapa da campanha nacional de vacinação contra gripe terá início nesta segunda-feira (11), em Cachoeiro de Itapemirim. Ao longo da semana serão imunizadas crianças entre 6 meses de vida e menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e pessoas com deficiência.

Já a partir da segunda semana desta fase, também poderão receber a dose os adultos de 55 a 59 anos de idade e professores de escolas públicas e privadas. A campanha terminará em 5 de junho.

Caderneta de vacinas

Em Cachoeiro, a vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta, das 8h às 16h. Para receber atendimento, é preciso levar a caderneta de vacinas e documento de identificação. Os professores devem apresentar, também, uma declaração de trabalho da instituição.

“Além de resguardar as pessoas da gripe, a vacina ajuda os serviços de saúde na identificação de infecção por coronavírus, uma vez que os sintomas das duas enfermidades são semelhantes. Também, por isso, é muito importante que as pessoas que fazem parte dos grupos da campanha busquem a imunização, o mais breve possível”, frisa a secretária de Saúde de Cachoeiro, Luciara Botelho.

Etapas anteriores

Em Cachoeiro, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na primeira fase da campanha, voltada a quem tem mais de 60 anos e a profissionais da saúde, 23.416 idosos foram imunizados, bem como mais de 5 mil profissionais da saúde.

Na segunda etapa, que termina nesta sexta-feira (8), mais de 4,3 mil cachoeirenses já foram vacinados (pessoas com doenças crônicas, profissionais das forças de segurança, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, dentre outros públicos).

Quem faz parte dos públicos-alvos das fases anteriores e ainda não se imunizou, poderá tomar a dose até o encerramento da campanha.