As prefeituras de Vargem Alta e de Presidente Kennedy decidiram antecipar feriados municipais para dentro do período da quarentena decretada pelo governo do estado com o objetivo de reduzir a movimentação de pessoas e tentar conter o avanço da Covid-19.
No Espírito Santo, segundo dados do Painel Covid-19, um total de 366.120 pessoas se contaminou com o novo coronavírus e 7.110 morreram com a doença. Até o momento, 340.585 pacientes foram curados.
Em Vargem Alta, a prefeitura antecipou os feriados de São João Batista, comemorado no dia 24 de junho, e da Imaculada Conceição, no dia 8 de dezembro, para esta sexta-feira (26) e a próxima segunda (29).
Segundo a prefeitura, a medida tem o intuito de diminuir o impacto sobre o comércio considerado não essencial que está fechado durante a quarentena. Vargem Alta teve 27 óbitos causados por Covid-19.
Já em Presidente Kennedy, a prefeitura aguarda aprovação da Câmara Municipal de projeto para antecipar os feriados. Entre as datas a serem antecipadas estão o feriado do dia 4 de abril, o Dia do Município, que cai no domingo, e o Dia de Nossa Senhora da Penha, outro feriado municipal, que é comemorado no dia 12 de abril.
No caso de Presidente Kennedy, que teve 34 óbitos até agora, a meta da prefeitura é provocar ainda mais o isolamento social. Com a medida, os serviços não essenciais seriam suspensos por uma semana e servidores públicos, empregados e autônomos permaneceriam em suas casas.