seg 14/outubro/2024 19:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Venda Nova faz parte de projeto nacional de qualificação do turismo rural

redacao
Redação Dia a Dia

O Ministério do Turismo, em conjunto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e com a  Universidade Federal Fluminense (UFF), validou o município de Venda Nova do Imigrante no projeto Experiências do Brasil Rural.

Essa validação capacitará empreendedores da rota de Agroturismo para o desenvolvimento do turismo no campo. A rota no Espírito Santo envolve 35 propriedades agrícolas familiares, hotéis e restaurantes, em que o turista pode provar diversas especiarias e, de quebra, conhecer o processo de fabricação.

No cardápio, delícias como queijos e derivados do leite, embutidos, cafés especiais, cervejas artesanais, cachaças, vinhos, massas, biscoitos, doces e a famosa polenta – ícone do município, feita com milho específico –, todas apresentadas pelos proprietários durante as visitas.

Lenise Loureiro, secretária de Estado de Turismo, destaca a riqueza desta cidade e a importância de ter este município capixaba neste programa nacional.

“O Turismo de Experiências é um diferencial da região das Montanhas, especialmente em Venda Nova do Imigrante, e esta capacitação colabora no aperfeiçoamento na recepção dos turistas e estimula novos produtores rurais a buscarem participar desta rota”, afirma a secretária, enfatizando a importância econômica da atividade turística para os agricultores familiares.

Os atrativos da rota incluem outras vivências típicas do campo, a exemplo de um sítio que possibilita ao visitante acompanhar a ordenha e toda a produção de laticínios.

Também é possível conhecer a produção de socol (embutido de carne suína) e participar da fabricação caseira de massas, bem como praticar o “colha e pague” de morango e passear por parreirais cuja produção é matéria-prima para elaboração de sucos e vinhos.

Na região, são destaques também a colheita de lavanda e de orquídeas, atividades muito procuradas por turistas. Para Ana Venturim, da Família Venturim, o projeto despertou a autoestima e valorizou o que para eles era algo simples.

“Demos mais um passo na direção de acreditar que podemos ganhar dinheiro com nossa história familiar. Isso é motivo de orgulho para todos que compõem essa rota. Oferecemos ao turismo o que sempre fazemos em casa. Isso preenche nossa alma de entusiasmo, alegria e saudade”, pontua.

A secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Carla Caliman, observa que as capacitações do Experiências do Brasil Rural ajudam a preparar o roteiro para a tendência de incremento do turismo no campo no período pós-pandemia.

“Considerando esse momento da pandemia, delicado para o turismo, a gente precisa agora se atualizar para compreender as mudanças no fluxo turístico, o que os turistas têm buscado. Então, realmente é muito importante ter esse momento das capacitações, para a gente pensar as próximas metas para o nosso roteiro como um todo”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleições

Eleições 2024: confira o prazo para justificar seu voto no 1º turno

assalto-roubo-revolver-violencia-09-07-23

Bandidos rendem caminhoneiro e levam carga de cerveja na BR 101-Sul

vinhos-13-10-20224

Vinhos de mesa ou vinhos finos? Eis a questão!

homem-idoso-roca-b-13-10-2024

Tio Quinquim e a bênção

grey-man-homem-cinza-c-13-10-2024

Rumo ao Inexplicável: O Homem Cinza

menina-com-uma galinha-13-10-2024

O trem, o galo e o sabão

pesquisa-calculo-12-10-2024

Instituto Jones dos Santos Neves seleciona bolsistas com valores de até R$ 5,5 mil

matriz-velha-tour-360-12-10-2024

Seminário de turismo religioso em Cachoeiro terá palestras e apresentações musicais

Leia mais
plugins premium WordPress