seg 22/julho/2024 07:21
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Venda Nova receberá 1ª Feira de Aventuras paralela ao Polenta Off Road

redacao
Redação Dia a Dia

Será realizada em Venda Nova do Imigrante, de 27 a 29 de maio, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, a 1ª Feira de Aventura das Montanhas Capixabas. O evento acontecerá simultaneamente ao Polenta Off Road. A entrada é franca.

A realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau e do Trail Clube Mata Atântica (TCMA), com o apoio da Prefeitura de Venda Nova, Sebrae, Aderes e Sicoob.

O espaço receberá 22 expositores, entre vendedores de bicicletas, motos, carros e respectivos acessórios, além de empresas que oferecem serviços de esporte de aventura.

Durante a Feira, haverá ainda um mini parque de aventura, com tirolesa, parede de escalada e slackline, além de praça gastronômica, com a participação de sete cervejarias da região. Os visitantes contarão também com atrações musicais.

O objetivo do encontro é promover o setor, valorizar a aptidão natural da região, agregar valor aos micros e pequenos empresários e aos MEIs atuantes na área para despertar outros empreendedores, diz o diretor-presidente do Convention, Leandro Carnielli.

Segundo ele, provocar um debate sobre a prática do turismo de aventura é outra proposta da Feira, que vai
ser realizada juntamente com o Polenta Off Road exatamente para aproveitar a movimentação na cidade, que acolherá competidores de vários Estados.

Realizado pelo TCMA, o tradicional evento de esportes de aventura será disputado nas modalidades enduro de regularidade de motos, Trail Run, MTB- Bike, UTV 4×4 e Big Trail.

Carnielli diz que o ‘Polenta’ é um evento consolidado, que traz um grande público para a região e atrai a atenção da mídia, sem contar que a temática casa com a proposta da Feira.

“Os competidores vêm de todo o Brasil acompanhados das famílias, que também terão diversão garantida no Centro de Eventos”, reforça Leandro Carnielli.

 

Crescimento
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo (Abeta), em 2019 o turismo de natureza e de aventura representa 8,1% do PIB do Brasil, garantindo ocupação para 6,9 milhões de pessoas.

No mundo, esse índice é de 10,4% na média de 185 países. E mais. O segmento teve crescimento de 3,1% em 2018, enquanto o PIB brasileiro cresceu 1,1% no mesmo período, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2020, a pandemia da Covid-19 reforçou a tendência da prática de atividades em contato com a natureza. Nas Montanhas Capixabas não foi diferente.

O isolamento social propiciou e incentivou os aventureiros na descoberta de pontos estratégicos e de aptidão para a prática, das quais apontamos: arvorismo, observação de aves, trekking (caminhada em trilhas rumo a picos alucinantes, em estradas de terra ou linha férrea).

E para os mais aventureiros, destacamos na região: mountain bike (cicloturismo), escalada, rafting e voo livre (parapente ou outra modalidade).

O relevo foi generoso com a região e propicia belezas naturais indescritíveis. As Montanhas Capixabas possuem três parques estaduais, diversas RPPNs, rios, cachoeiras, rampas de voo livre, picos, montanhas, entre outros.

Além da aptidão natural, a região conta com profissionais que já oferecem serviços ligados ao turismo de aventura. A exemplo do passeio de quadriciclo (Ecoparque Pedra Azul), Wine Bike com a locação de bicicletas, praticantes de voo duplo, Conexão Radical e Geovane Mistura, com opções de passeios de bike, caminhadas e escaladas.

Outra atividade de destaque é a observação de aves em Afonso Cláudio (Cantinho dos Três Pontões) e na RPPN Águia Branca (Vargem Alta). Nesta última, o Instituto Marcos Daniel desenvolve um projeto de preservação da Saíra Apunhalada, única região do mundo com incidência desta espécie de pássaro.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Alface-credito Arquivo Incaper-20-07-2024

Banestes anuncia R$ 1 bilhão em recursos para Plano Safra 2024/25

professor

Abertas 200 vagas em curso gratuito de pós-graduação em educação à distância

moradores-recebem-geladeiras-20-07-2024

Moradores atingidos pelas chuvas no Sul do ES recebem doação de geladeiras e lâmpadas

moto-apreendida-19-07-2024

Moto clonada é apreendida em Cachoeiro após ser flagrada pelo videomonitoramento

prisao-suspeito-19-07-2024

Preso suspeito de atirar em mototaxista e enfermeiro em Cachoeiro

Hospital-do-Aquidaban-2-e1609786208993

Enfermeiro baleado já havia pedido medida de afastamento. Familiares pedem justiça

acidente-br-482-19-07-2024

Motociclista de 53 anos morre atropelada por caminhão

cao-atendimento-veterinario

Inscrições prorrogadas para cursos técnicos gratuitos

Leia mais