Vereadores de Cachoeiro de Itapemirim deverão sugerir ao governo do Estado e à prefeitura que seja instalado um hospital de campanha no município para o tratamento de pessoas que tiverem contraído o novo coronavírus (Covid-19).
O presidente da Câmara, Alexon Soares Cipriano (Republicanos), recebeu na manhã desta quarta-feira (20) o médico Sebastião Ventury, proprietário da antiga Clínica Santa Isabel, que estava acompanhado pelo advogado Cristiano Tessinari Modesto. A conversa teve como tema a possibilidade de que as instalações da clínica possam abrigar uma unidade hospitalar do gênero para vítimas da Covid-19.
Segundo Alexon, a capacidade de atendimento aos pacientes de coronavírus no Sul do Estado está se aproximando do limite. Para ele, o local seria ideal, por possuir estrutura hospitalar e estar, aparentemente, em boas condições de uso, necessitando apenas de pequenos reparos.
“O mais importante é que, após a pandemia, a estrutura poderia continuar funcionando, prestando serviços de saúde a Cachoeiro e ao Sul do Estado”, diz o presidente da Câmara.
Instalações
A clínica psiquiátrica foi desativada em 2016. Segundo Ventury, as instalações são compostas por três setores: a área administrativa; o prédio A, com cozinha, apartamentos e enfermaria; e o prédio B, com enfermaria e cabines para pacientes. Segundo ele, o prédio A poderia ser disponibilizado para atender à sugestão dos vereadores.
“Numa pandemia, não se diz não”, afirmou, dizendo que o assunto pode ser discutido com as autoridades da área. Ele destacou ainda que, segundo especialistas do mundo inteiro, é possível que a pandemia se desenvolva em ondas de contaminação, ou seja, em etapas, que podem durar meses ou anos. “De fato, os municípios precisam se preparar, porque, após esta, novas crises poderão vir”, disse Ventury.
O presidente da Câmara afirmou que marcará uma visita dos vereadores à clínica na próxima semana, para uma vistoria informal às instalações.
“Vamos ver como o local está e de qual forma o hospital de campanha poderia funcionar para atender melhor à população. Essas informações são importantes para que possamos defender a nossa proposta junto ao governo”, disse Alexon.
Hospital do Aquidaban
Grande parte dos vereadores tem demonstrado preocupação com a possível necessidade de criação de um hospital de campanha. Outro local indicado foi o Hospital do Aquidaban, sugerido pelo vereador Brás Zagotto (PV), com o apoio de Edson Fassarella (PV).
No local funciona o Pronto Atendimento do Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa). Mas, segundo Brás, há mais de 80 leitos construídos no segundo andar do hospital e a área possui entrada separada dos demais setores do prédio.