O prefeito Victor Coelho apontou uma série de medidas adotadas pela Prefeitura de Cachoeiro para atrair novas empresas e permitir que as que já estão instaladas no município expandam suas atividades. Ele participou da solenidade de inauguração da Cachoeiro Stone Fair, no Parque de Exposições Carlos Caiado Barbosa.
Leia mais: Casagrande prorroga pagamento de ICMS das operações feitas na Cachoeiro Stone Fair
Dentre as medidas estão obras de infraestrutura, organização das contas públicas (Nota A em Gestão pelo Tesouro Nacional), aprovação da lei de incentivos fiscais, adesão ao programa da Findes “10 Medidas Contra a Burocracia”, reestruturação da Sala do Empreendedor, melhorias no distrito industrial de São Joaquim e apresentação de propostas ao governo estadual.
“A feira tem um toque especial na nossa cidade, pois o setor de rochas é o mais importante da nossa economia. Cachoeiro tem feito o seu papel de trabalhar para o equilíbrio fiscal e adoção de medidas para criar uma boa ambiência de negócios”, disse o prefeito.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Nesta entrevista, ela conta o que tem sido feito pela administração para turbinar a economia do município.
Confira a entrevista
O que o município tem feito em relação ao setor de rochas?
Victor Coelho – Recentemente fizemos um projeto de lei de incentivos fiscais que beneficia não somente o setor de rochas, mas também qualquer investidor que queira vir para o nosso município. Tanto aqueles que já estão aqui quanto aqueles que querem ampliar seus negócios como para os investidores que queiram vir para nossa cidade nós estamos isentando de alguns impostos municipais e buscando junto ao governo do Estado a melhor logística de infraestrutura para que Cachoeiro se torne um polo logístico e um polo de desenvolvimento industrial, já que as melhorias em nível nacional estão vindo para cá.
Nós temos uma possível reformulação do nosso aeroporto, Porto Central vindo para Presidente Kennedy, duplicação de BR, quem sabe no futuro uma possível extensão da ferrovia vindo até o terminal do Porto Central. Então estamos querendo preparar Cachoeiro para que seja esse ambiente adequado economicamente para que outras empresas venham para cá e se desenvolvam aqui na nossa cidade.
A questão ambiental sempre foi complexa. O município está se preparando neste sentido para dar mais agilidade nesta área?
Temos uma comissão de desburocratização justamente para lidar com esta questão que realmente dificulta que a empresa venha para cá e se estabeleça com mais velocidade.
Estamos aderindo às 10 Medidas da Federação das Indústrias do Espírito Santo contra a burocracia ambiental e queremos que com isso tenhamos mais agilidade realmente no desenvolver da nossa cidade, dos empreendedores do nosso município.
Qual a importância da Cachoeiro Stone Fair para o município?
Ela é fundamental. Cachoeiro sobrevive, parte do seu movimento econômico através do setor de rochas, que influenciam outros setores, como comércio e serviços. É a nossa base principal econômica. Estou muito feliz que a feira chega à sua 30ª edição com muita força, com muita pujança, e estamos no caminho certo para continuar desenvolvendo nossa cidade.