A primavera começou em setembro, mas quem caminha por algumas ruas de Guaçuí, no Caparaó capixaba, tem a impressão de que a estação das flores dura o ano ano todo. Há três anos, espirradeiras plantadas pela prefeitura no canteiro central enfeitam a avenida Espírito Santo, uma das mais movimentadas da cidade. Ao todo são 66, cujas flores variam do rosa ao vermelho.
E a beleza das flores vai continuar até ano que vem, já que as espirradeiras dão flores entre os meses de setembro a março.
“A flor humaniza o ambiente, atrai o turismo, valoriza a cidade, dá alto estima ao morador e agrada a todos”, destacou o capitão da reserva e ex-secretário de Meio Ambiente do município, Roberto Martins.
Segundo Roberto, existem mais outras belas espécies de plantas ornamentais em diversas vias da cidade, como as avenidas José Alexandre e Beira Rio.
Ao todo, a prefeitura plantou entre 800 a 1 mil mudas ornamentais, além das cerca de 1 mil mudas de espécies de árvores.
“Guaçuí é uma cidade turística, possui um clima favorável e um belo relevo. Iniciamos esse trabalho para embelezar nossa cidade. O início foi difícil, muitas plantas foram furtadas, mas hoje a população é nossa parceira”, disse Roberto.