ter 8/julho/2025 06:10
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Foto: Editor de gastronomia/Eggas

A Semana Santa traz momentos de reflexão, encontros em família e entre amigos, com direito a refeições fartas e muito chocolate. Mas o custo que o brasileiro paga para comprar os produtos típicos dessa época do ano é salgado.

De acordo com levantamento do advogado tributarista Samir Nemer, os tributos pagos em itens como vinho, bacalhau e chocolate chegam a mais da metade do valor final desses produtos.

Esse é o caso do vinho importado, que tem 59,73% de seu preço total direcionado a impostos. Em segundo lugar, está o vinho nacional, com 44,73%. Outro item sempre frequente na mesa do capixaba é o bacalhau importado, que tem 43,78% do seu valor final só de tributos.

“Já os queridinhos do domingo, o chocolate e o ovo de Páscoa, contam, respectivamente, com 39,61% e 38,53% de tributos. Ou seja, ao comprar um produto de R$ 100, quase R$ 40 vão para os cofres públicos estaduais, municipais e federal”, ressaltou Nemer, que é sócio do escritório FurtadoNemer Advogados.

Para quem prefere sair de casa e almoçar fora no domingo de Páscoa, vale o registro: a refeição em restaurante conta com 32,31% do seu valor final só de tributos. Já para quem vai viajar, o tributo que incide nas hospedagens chega a 29,56% e nas passagens aéreas, 22,32%.

O especialista explicou que os principais impostos dos produtos da Páscoa são o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins), além do imposto de importação para os itens que chegam do exterior.

“É importante o brasileiro ter conhecimento do quanto de tributos vai para os cofres públicos, pois esse percentual pode aumentar o valor final do produto e também para cobrar o bom uso dessa verba em prol da sociedade”, declarou Nemer.

Segundo o advogado, com a reforma tributária, vão haver alterações nos percentuais dos tributos, mas isso ainda vai começar a ser colocado em prática daqui a dois anos, quando começa a transição entre os sistemas.

Principais produtos da Páscoa e seus impostos:

Vinho importado – 59,73
Vinho nacional – 44,73%
Refrigerante de garrafa – 44,55%
Bacalhau importado – 43,78%
Cerveja – 42,69%
Chocolate – 39,61%
Colomba pascoal de chocolate – 38,68%
Ovo de Páscoa – 38,53%
Bombom – 37,61%
Peixes – 34,48%
Coelho de pelúcia – 29,92%

Lista de serviços para a Páscoa e seus impostos:

Almoço em restaurante – 32,31%

Hospedagem – 29,56%

Passagem aérea – 22,32%

Advogado Samir Nemer. Foto: Fabio Nunes

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
concurso-selecao-processo-seletivo2

Justiça suspende processo seletivo da Prefeitura de Castelo a pedido do MPES

ilustracao-feira-es-mais-ilustra-

Feira de Ilustração agita o Centro de Vitória nesta sexta (11) e sábado (12)

cnh social

CNH Social: Detran convoca 1.125 suplentes para vagas remanescentes

roubo-material-limpeza

Homem é detido em Cachoeiro após suspeita de furto em residência

deputada-estadual-camila-valadao

Deputada propõe falta abonada para cuidado de filhos e dependentes

policia-civil3

Assembleia discute nesta terça (8) saúde de trabalhadores da segurança pública

Policia_Militar

Polícia aborda carro suspeito com placa adulterada em Apiacá

crianca-primeira-infancia

Semana da Primeira Infância tem programação especial no ES

Leia mais
plugins premium WordPress