qui 21/novembro/2024 17:08
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Vinhos de mesa ou vinhos finos? Eis a questão!

Post Artigo - Instagram - 22
Raquel Poleto Fonseca

TAÇA & PROSA. Quem nunca se deparou com esta dúvida, tal como o príncipe Hamlet, no livro homônimo de Willian Shakespeare: Vinhos de Mesa ou Vinhos Finos? Eis a Questão!

Claro que o príncipe está em profundo questionamento filosófico naquele momento, mas enfrentar a dúvida ao escolher nossos vinhos é ou não é uma questão filosofal? (Risos)

A questão nos causa grande confusão: vinho de mesa, vinho fino, suave, seco e tantos outros nomes acabam afugentando o bebedor de vinhos recém-chegado aos jardins de Baco.

Vinhos finos

Vinhos finos são os feitos com as uvas chamadas Vitis Viníferas ou uvas europeias. São as boas e velhas conhecidas: Cabernet Sauvignon, Merlot, Chadonnay, Malbec e muitas outras. A Vitis Vinífera é uma espécie de uva que deu origem a mais de 10.000 variedades de uvas usadas para fabricação de vinhos.

 A bebida final tem aspecto mais límpido, com tons mais vivos e brilhantes. No mais, essas uvas chamam atenção por ter uma casca mais grossa, rica em substâncias como taninos e polifenóis. O resultado é uma bebida de alta complexidade, com aromas intensos e sabores variados e elaborados. Em geral, o vinho produzido ganha sabores mais densos e secos.

Vinhos de mesa

Os vinhos de mesa, por sua vez, são os vinhos feitos a partir de outras espécies de uva – aqui no Brasil é muito utilizada a Vitis Labrusca, também conhecida como Cataúba ou Niágara. As Vitis Labrusca, por exemplo, são uvas bonitas, que têm cachos volumosos e sabor muito agradável. Por isso, são indicadas para o consumo in natura, sendo consideradas, assim, como uvas de mesa. Daí vem a origem da nomenclatura do vinho feito com essa uva.

Com relação à bebida produzida, o vinho de mesa tem uma coloração mais opaca e com tons menos brilhantes que os vinhos finos. Uma importante diferença entre vinhos de mesa e os finos é que as uvas de mesa geralmente têm uma concentração maior de açúcar, gerando uma bebida mais doce e menos alcoólica. Como sua casca é mais fina, ela não consegue entregar a mesma complexidade sensorial que as Vitis Viníferas.

Eis a questão!

Agora sim, com essa dúvida cruel dissipada, já não precisaremos encenar Shakespeare nas gôndolas dos supermercados. Fique atento aos rótulos, pois a indicação vai estar escrita neles, assim como o nome das uvas e todas as informações sobre aquela garrafa. E vale sempre lembrar que, na dúvida, deve-se procurar a ajuda do sommelier responsável pela sessão ou, na modernidade dos tempos de hoje, um “google” resolve. Tenho certeza que Shakespeare não se importaria!

Escolha seu vinho preferido e saúde! Até mais!

Raquel Poleto Fonseca, natural de Cachoeiro de Itapemirim, é escritora, contadora e sommelière de vinhos pelo Instituto Federal de São Paulo, com certificações especializadas pela Embrapa Uva e Vinho, Instituto Federal do Rio Grande do Sul e Enagro. É curadora de confrarias e do projeto Livros e Vinhos, unindo sua paixão por palavras e vinhos para criar experiências que conectam pessoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

casagrande-sao-mateus-20-11-2024

Governador autoriza construção de contorno em São Mateus

banestes-jeronimo-monteiro-20-11-2024

Bandidos fazem buraco na parede e invadem banco em Jerônimo Monteiro

cafe-conilon-20-11-2024

Café conilon impulsiona novo recorde histórico das exportações do agro capixaba

henrique-priscila-advogados-OAB-19-11-2024

A 3 dias das eleições na OAB, Henrique e Priscilla intensificam agenda com advogados

ciclista Duramir

Filho e nora de ciclista assassinado em Cachoeiro vão a júri popular

fotos - sesc-cachoeiro-18-11-2024

Sesc abre processo seletivo em Cachoeiro para professores com salário de R$ 3,4 mil

PM

Homem é preso após morder rosto da mulher e da filha em Muqui

pedal-solidario-18-11-2024f

Ciclistas do bem – Pedal solidário arrecada brinquedos para 400 crianças neste Natal

Leia mais
plugins premium WordPress