Durante as férias muitas pessoas ficaram inativas no verão, uns até conseguem treinar individualmente, outros buscam uma academia, uma outra atividade ou até mesmo caminhada, mas de qualquer forma o estímulo muda quando retomamos nossos treinos de força na academia.
Ao voltar para nosso treino diário, à princípio não vamos conseguir realizar os mesmos treinos que fazíamos com a intensidade de antes, (pouco descanso de uma série para outra) e no mesmo volume (levantar as mesmas cargas) etc.
Ainda bem que temos o que chamamos de “memória muscular”! Você já ouviu falar? Significa basicamente que se tivemos um estímulo no passado e obtivemos resultados com este estímulo, quando ficamos um tempo parado e voltamos a treinar, vamos conseguir esse resultado mais rápido devido a essa memória muscular.
A maioria das pessoas me relatam que acabou “perdendo toda a força e massa magra que conquistou”. A pergunta da maioria das pessoas é: “Quando voltar a malhar, em quanto tempo eu recupero o que perdi?
Bem, nosso corpo é ingrato e perdemos rapidamente os ganhos musculares e a forma física que às vezes levamos anos para conquistar.
É muito difícil dizer exatamente em quanto tempo alguém vai recuperar o condicionamento físico, a força e a massa muscular que perdeu, pois isso depende de hábitos (sono, alimentação, suplementação, dedicação no treino, idade, fatores genéticos e questões hormonais) etc.
Uma coisa é certa: Esse retorno aos ganhos tende a acontecer em um prazo muito menor do que foi na primeira vez.
Para potencializar seu resultado, procure um profissional qualificado e experiente, que avalie seus movimentos, dando o devido suporte nos treinos.