Voluntários da ONG Amigos do Trem fazem limpeza de 1,2 km de ferrovia

Voluntários da ONG Amigos do Trem fazem limpeza de 1,2 km de ferrovia
Redação Dia a Dia

Um grupo de voluntários ligados à ONG Amigos do Trem realizou essa semana um trabalho de limpeza de trecho da Ferrovia Vitória x Cachoeiro, na localidade de Cobiça da Leopoldina, em Cachoeiro de Itapemirim.

A ferrovia está desativada e não passa por manutenção.

Foram roçadas cerca de 1,2 mil metros de via. O trabalho começou pouco antes do km 485 e seguiu até alguns metros depois do km 486, o pior trecho, por estar tomado por capim napier e colonião.

Em maio do ano passado, alguns entusiastas e admiradores da ferrovia se uniram e criaram uma regional no Espírito Santo da ONG Amigos do Trem, cuja sede está situada em Minas Gerais.

Segundo Paulo Henrique Thiengo, membro da ONG, sempre que pode, o grupo vem realizando atividades de preservação da ferrovia. E desta vez, eles aproveitaram o Feriado de Tiradentes.

Paulo Thiengo contou com o apoio de Francisco Fassarella. Os dois foram acompanhados por Odair, contratado para auxiliar no serviço. Jacinta também colaborou, preparando e servindo o alimento.

A Cobiça da Leopoldina é o início da magnífica serra de Soturno, onde a ferrovia segue por precipícios, passa por viadutos pendurados na montanha e atravessa túneis, só parando de subir na altura de Ipê Açú, no limite entre os municípios de Vargem Alta e Alfred o Chaves, onde atinge impressionantes 783 metros de altitude (Cachoeiro está a 29 metros).

Ultimas Notícias