qua 24/abril/2024 17:42
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Voluntários fazem a alegria diária de pacientes do Hospital Evangélico de Cachoeiro

Camila Soares

“Fazer o bem, sem ver a quem”. O trabalho voluntário leva esse ditado como um lema importante. O sorriso como pagamento a uma doação de tempo e atenção a alguma causa de forma espontânea e solidária é o que motiva quem realiza esse trabalho.

No dia 28 de agosto, há 34 anos, se celebra o dia do voluntário e toda essa dedicação que contribui para um mundo mais justo e amoroso também é comemorada. No Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, pacientes se deparam quase que diariamente com pessoas voltadas para o voluntariado.

Há mais de 10 anos, Rute Bragio, realiza trabalhos no hospital, no setor da Capelania e com o movimento Páscoa Solidária. “Às vezes está tudo bem em nossas vidas e mesmo assim encontramos do que reclamar. Então vejo pessoas ali que estão felizes mesmo com todas as adversidades. Levamos conforto e acabamos sendo consolados”, comenta.

A ação já faz parte também da rotina da Ariane Oliveira, mais conhecida como Tina. O chamado de Andressa Mussi ou Sabina Aleixo é sempre um pedido especial. Antes, ela via como um favor, mas agora é uma missão que ela cumpre com muito amor no coração. “Realizar este trabalho edifica não somente aos pacientes, mas a nós também pois é extremamente lindo como ações assim alegram a todos, desde os pacientes, acompanhantes, funcionários, todos. É uma corrente do bem, do amor, todos juntos, lutando pela vida. Volto para casa cheia de gratidão”, disse.

A turma da Tina está sempre a postos para levar alegria e animar algumas tardes em ocasiões muito especiais do HECI, assim com os irmãos da Capelania, a Turma da Alegria (da 2ª Igreja Batista), o Grupo Metamorfose, Forró Pé de Serra, Projeto Caminhos, Igreja Batista Renovada, Igreja Hebrom, Projeto Criança Feliz, do Coral Ônix, entre outros.

O Reverendo Caruso que desenvolve o trabalho espiritual junto a voluntários da Capelania ressalta a importância do trabalho voluntário no Hospital. “É um trabalho espontâneo, voluntário que conta ponto para o hospital pois o paciente se sente melhor. É muito importante quando a gente pode ajudar ao próximo”, comenta o Reverendo.

Trabalho voluntário

O trabalho voluntariado é regulamentado no Brasil pela Lei 9.608/1998. É considerado serviço voluntário “a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade”.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais