A tradicional “Festa de Corpus Christi de Castelo” voltará a enfeitar as ruas da cidade, após dois anos de paralisação e suspensão da confecção dos famosos tapetes, que ocupam cerca de 1,5 km das ruas da cidade devido à pandemia da Covid-19,
Em sua 59ª edição, o evento será realizado nos dias 15 e 16 de junho, e é considerado uma das dez maiores manifestações religiosas do Brasil. O tema deste ano é “Eu sou o pão vivo descido do céu”.
A festa é realizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a prefeitura e terá início na noite de quarta-feira, dia 15, com a confecção do tapete. Na quinta-feira (16) a programação conta com missa campal, seguida de procissão com o santíssimo sacramento.
Durante o evento, segundo a organização, os visitantes também poderão aproveitar outras atrações, como a Feira do Agroturismo, Artesanato e Flores, a Praça de Alimentação das Entidades e a “Feira de Ambulantes, todos na Avenida Nossa Senhora da Penha, na Sede do município. A entrada é franca.
Areia, pedras, folhas, flores, palha de café, entre outros materiais serão utilizados para a confecção dos dezessete quadros e 17 passadeiras ao longo das ruas do Centro. Mais de três mil voluntários, da sede e do interior do Município, estão trabalhando durante meses nos preparativos para o evento.
“Sempre é e será uma honra. Confeccionar esses tapetes é alimentar a nossa fé”, disse a aposentada Lair Parteli Spavier, de 75 anos.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para receber visitantes de várias partes do país. Tenho certeza que será uma Festa belíssima, muito bem planejada e segura. É uma alegria enorme retornar com este evento que é tão importante para todos nós de Castelo”, informou o prefeito João Paulo Nali.
SAIBA MAIS
A tradicional Festa de Corpus Christi de Castelo teve início em 1963 e reúne todos os anos uma multidão de fiéis de todas as partes do mundo que se encantam com a beleza artística do tapete.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Em 2019, por exemplo, de acordo com informações da prefeitura, o evento reuniu cerca de 80 mil pessoas nos dois dias.
Programação
06 a 14 de junho – Novena eucarística na Paróquia Nossa Senhora da Penha
14 de junho
19h30 – Missa de envio dos voluntários e encerramento da novena eucarística
15 de junho
18h – início da confecção dos tapetes
16 de junho
7h às 10h – Celebrações eucarísticas na Paróquia Nossa Senhora da Penha
12h – Celebração eucarística na Paróquia Santo André Apóstolo, em Aracuí
16h – Missa campal
17h30 – Procissão do santíssimo sacramento
18h30 – Encerramento
Fonte: Prefeitura de Castelo