Foi aprovado na sessão ordinária desta terça-feira (8) da Câmara de Cachoeiro por nove votos favoráveis e oito contrários (o presidente não vota) o projeto que promove mudanças na estrutura administrativa da Prefeitura de Cachoeiro com a criação de novos cargos.
Votaram a favor do projetos os vereadores Alexandre Andreza Macedo (Alexandre de Itaoca), Allan Ferreira, Evandro Miranda (Vandinho da Padaria), Delandi Macedo, Ely Escarpini, Leonardo Pinheiro Dutra (Léo Cabeça), Marcelo Fávero de Oliveira (Marcelinho Fávero), Osmar Francisco (Chupeta) e Paulo Grola.
Já os vereadores Sebastião Ary Correa, Adriano Verediano (Mestre Gelinho) Alexandre Maitan, Diogo Lube, JJosé Carlos Correa Júnior (Juninho Correa), Leonardo Cleiton Camargo (Léo Camargo), Paulinho Careca e Sandro Dellabella Ferreira (Sandro Irmão) foram contrários à iniciativa. O vereador Arildo Bucker (Arildo Boleba) estava ausente.
A Prefeitura de Cachoeiro justificou a necessidade da criação dos 97 novos cargos em função do aumento das demandas e dos serviços prestados à população, que gera a necessidade de readequação em setores estratégicos para a garantia da eficiência administrativa.
Uma das secretarias em que haverá aumento de cargos é a de Desenvolvimento Social (Semdes), em que haverá a implantação de uma coordenação em cada Centros de Referência de Assistência Social (Cras).
A justificativa é de que a contratação atenderá o aumento da demanda por serviços prestados às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Outra secretaria em que será criado uma subsecretaria é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Segundo a prefeitura, para atendimento à política de saneamento básico e os serviços de coleta seletiva, como determina o novo Plano Municipal de Água, Esgoto e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.
Já a Secretaria de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov), precisa adequar sua estrutura para reforçar o trabalho de captação de recursos, fundamental para ampliação da capacidade de investimento do município em infraestrutura, saúde e todas as demais áreas, informa ainda a prefeitura.
Na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), o reforço da estrutura será nos serviços de apoio ao empreendedor, com foco no aumento da abertura de empresas no município e na geração de emprego e renda.
A Prefeitura de Cachoeiro justifica ainda os novos cargos necessários na Controladoria Geral do Município (CGM), na Procuradoria-Geral e na Secretaria de Fazenda (Semfa).
Na Controladoria Geral do Município a necessidade seria para o reforço no sistema de auditoria e controle interno, com a existência de uma estrutura própria, preparando a estrutura organizacional para o futuro concurso público de auditores de controle interno.
Tanto na Procuradoria quanto na Controladoria a Prefeitura diz que as adequações seriam também para que os órgãos se fortaleçam para tratamento de novos desafios nas áreas jurídica e fiscal.
Quanto à Secretaria da Fazenda, a adequação da nova estrutura está prevista no orçamento de 2022, diz o Executivo Municipal, e será implementada de acordo com as necessidades na prestação de serviços à população.