qui 10/abril/2025 00:41
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Web série produzida em Marataízes revela os tesouros do Litoral Sul para o mundo

redacao
Redação Dia a Dia

A Casa Roxa Cultural, um coletivo de artistas comunitários com sede em Marataízes, está prestes a lançar uma nova e emocionante web série em setembro.

Intitulada “Tesouros em Rede: Performance na Costa Sul Capixaba”, a série será exibida no canal oficial da Casa Roxa no YouTube e promete oferecer uma visão única da riqueza cultural e histórica da região sul do Espírito Santo.

Composta por oito episódios, a série combina arte e patrimônio, destacando locais emblemáticos através de performances artísticas que vão desde leituras dramatizadas até intervenções musicais e corporais.

Cada episódio explora um “tesouro” da região, enfatizando a importância de preservar e valorizar esses locais tanto pela sua relevância histórica quanto pelo seu papel na cultura capixaba.

Tesouros em Rede é um projeto contemplado pelo edital, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

A Casa Roxa Cultural é um espaço cultural de arte popular composto por um coletivo de artistas comunitários, com sede em Marataízes, que atua há 10 anos com o objetivo de democratizar o acesso às artes por meio do resgate da cultura tradicional e na valorização das diversidades.

Ficha Técnica

  • Produtor e Diretor: Guilherme Nascimento
  • Diretor de Fotografia e Editor: Lucas Alves da Silva
  • Coordenação de Identidade Visual e Marketing: Morro Alto
  • Coordenação de Difusão e Acessibilidade: Juciane de Souza
  • Coordenação Artística: Ivny Matos

Episódios e locais

Manguezal do Portuário e Ninho das Garças – Apresentado por Bárbara Perez, realiza leituras dramatizadas de poesias autorais, explorando a importância ecológica dos manguezais e o habitat das garças na foz do Rio Itapemirim.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Paulo Cesar Risso de Souza utiliza as artes plásticas para criar uma tela inspirada na rica história e na importância da igreja como patrimônio religioso de Marataízes.

Igreja Nossa Senhora da Penha – Sara Simões de Almeida Dias faz interpretações e performances que refletem a tradição e a relevância cultural da igreja, incluindo a descoberta de uma imagem centenária.

Foz do Rio Itapemirim (Palácio e Trapiche) – Isabella Ferreira Dias realiza uma performance corporal que destaca a história e a transformação do Palácio das Águias e do Trapiche, importantes marcos da colonização e comércio regional.

Lagoa do Siri – Elias Alves Pedroso (Mestre Sorriso) utiliza a capoeira e seus movimentos tradicionais para explorar a transformação da Lagoa do Siri e sua importância para o turismo e a comunidade local.

Falésias – Thamilles Almeida Rodrigues faz uma intervenção artística utilizando ginástica para evidenciar a imponência das falésias e seu papel como monumento natural e ecológico.

Antiga Estação Ferroviária e Armazéns da Barra – Kelvin de Souza Correa realiza uma performance com voz e violão, revisitando a histórica estação ferroviária e os armazéns que foram cruciais para o comércio regional.

Mercado de Peixes da Barra e Colônia de Pescadores Z-8 – André José Neponuceno da Silva faz uma performance de flauta doce que explora a importância da pesca para a economia e cultura local, destacando o mercado e a colônia de pescadores.

Respostas de 2

  1. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 feliz em ver a arte se espalhar em terras maratimbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Tatiana é autora de mais de 30 livros

Escritora de Cachoeiro publica 30 livros e conquista leitores de todo país

Saiba como a sempre-viva pode manter a beleza das flores por anos

Saiba como a sempre-viva pode manter a beleza das flores por anos

semana santa-abril-2025

Procon de Cachoeiro divulga tabela com pesquisa de preços para Semana Santa

latas-guacuia-09-04-2025

Mais se 2 mil latas de aço são recolhidas e enviadas para reciclagem em Guaçuí

Sedu contrata professores de Matemática para atuarem como orientadores

Abertas inscrições para Projeto Iniciação Científica de Matemática

Venda de palmito acontecerá na linha Vermelha

Semana Santa: venda de palmito será na Linha Vermelha em Cachoeiro

Espírito Santo vai estar presente em uma das maiores feiras de turismo da região.

Espírito Santo leva atrativos turísticos para ABAV TravelSP

Como cuidar da camélia e garantir sua floração intensa

Como cuidar da camélia e garantir sua floração intensa

Leia mais