qui 18/dezembro/2025 22:03
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Web série produzida em Marataízes revela os tesouros do Litoral Sul para o mundo

A Casa Roxa Cultural, um coletivo de artistas comunitários com sede em Marataízes, está prestes a lançar uma nova e emocionante web série em setembro.

Intitulada “Tesouros em Rede: Performance na Costa Sul Capixaba”, a série será exibida no canal oficial da Casa Roxa no YouTube e promete oferecer uma visão única da riqueza cultural e histórica da região sul do Espírito Santo.

Composta por oito episódios, a série combina arte e patrimônio, destacando locais emblemáticos através de performances artísticas que vão desde leituras dramatizadas até intervenções musicais e corporais.

Cada episódio explora um “tesouro” da região, enfatizando a importância de preservar e valorizar esses locais tanto pela sua relevância histórica quanto pelo seu papel na cultura capixaba.

Tesouros em Rede é um projeto contemplado pelo edital, por meio do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), da Secretaria da Cultura (Secult), com recursos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

A Casa Roxa Cultural é um espaço cultural de arte popular composto por um coletivo de artistas comunitários, com sede em Marataízes, que atua há 10 anos com o objetivo de democratizar o acesso às artes por meio do resgate da cultura tradicional e na valorização das diversidades.

Ficha Técnica

  • Produtor e Diretor: Guilherme Nascimento
  • Diretor de Fotografia e Editor: Lucas Alves da Silva
  • Coordenação de Identidade Visual e Marketing: Morro Alto
  • Coordenação de Difusão e Acessibilidade: Juciane de Souza
  • Coordenação Artística: Ivny Matos

Episódios e locais

Manguezal do Portuário e Ninho das Garças – Apresentado por Bárbara Perez, realiza leituras dramatizadas de poesias autorais, explorando a importância ecológica dos manguezais e o habitat das garças na foz do Rio Itapemirim.

Igreja Nossa Senhora dos Navegantes – Paulo Cesar Risso de Souza utiliza as artes plásticas para criar uma tela inspirada na rica história e na importância da igreja como patrimônio religioso de Marataízes.

Igreja Nossa Senhora da Penha – Sara Simões de Almeida Dias faz interpretações e performances que refletem a tradição e a relevância cultural da igreja, incluindo a descoberta de uma imagem centenária.

Foz do Rio Itapemirim (Palácio e Trapiche) – Isabella Ferreira Dias realiza uma performance corporal que destaca a história e a transformação do Palácio das Águias e do Trapiche, importantes marcos da colonização e comércio regional.

Lagoa do Siri – Elias Alves Pedroso (Mestre Sorriso) utiliza a capoeira e seus movimentos tradicionais para explorar a transformação da Lagoa do Siri e sua importância para o turismo e a comunidade local.

Falésias – Thamilles Almeida Rodrigues faz uma intervenção artística utilizando ginástica para evidenciar a imponência das falésias e seu papel como monumento natural e ecológico.

Antiga Estação Ferroviária e Armazéns da Barra – Kelvin de Souza Correa realiza uma performance com voz e violão, revisitando a histórica estação ferroviária e os armazéns que foram cruciais para o comércio regional.

Mercado de Peixes da Barra e Colônia de Pescadores Z-8 – André José Neponuceno da Silva faz uma performance de flauta doce que explora a importância da pesca para a economia e cultura local, destacando o mercado e a colônia de pescadores.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Respostas de 2

  1. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 feliz em ver a arte se espalhar em terras maratimbas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

feira-livre-cachoeiro

Cachoeiro divulga horários especiais de feiras e mercados no fim de ano

festival-de-teatro-itapemirim-circo-dux

Festival leva teatro gratuito à Praia de Itaoca a partir desta quinta-feira

semesp-volei-cachoeiro

Cachoeiro encerra inscrições para Bolsa Atleta nesta sexta-feira

feminicidio-cachoeiro-17-12-2025-casa-faca-vitima-nossa-senhora-da-penha-

Mulher é esfaqueada e morta em Cachoeiro. Suspeito foi preso

academia-idoso2

Academia em Cachoeiro oferece período grátis para idosos de mais de 60 anos

estudante-material-escolar

Tribunal de Contas revoga suspensão de pregão do CIM Polo Sul para uniformes

cultura-popular-bate-flecha

Guaçuí recebe encontro de grupos tradicionais de bate-flecha

casagrande-posse-novos-professores-fase2

Estado recepciona mais 500 professores efetivos da rede pública

Leia mais