qui 25/abril/2024 03:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Yoga proporciona saúde, equilíbrio, paz e qualidade de vida, garante professor

foto perfil anete3
Anete Lacerda

O Yoga, ou a yoga, como preferir, é uma prática milenar que trabalha o corpo e a mente de forma sistêmica. Os exercícios auxiliam para o controle do estresse, dores variadas no corpo e na coluna, controlam a ansiedade, e ajudam a melhorar o equilíbrio físico e mental ao promover a sensação de bem-estar e a disposição.

Ela pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade, garante Marcelo Garruth, de 49 anos, que há seis se dedica ao exercício, mas que se aprofundou nos estudos há três anos e se tornou professor a partir de janeiro deste ano.

Segundo Marcelo, a maioria das pessoas que o procuram chegam por causa de estresse e ansiedade por conta da correria do dia a dia. “Na verdade a maioria não sabe, mais existe uma insatisfação interna que precisa ser preenchida. Yoga é para quem deseja viver uma vida plena e equilibrada, sem deixar de seguir as mesmas rotinas”.

O professor aconselha a quem queira se dedicar à atividade procurar alguém para de ajudar no processo, se dedicar, estudar, manter a disciplina nas práticas. “Em pouco tempo a pessoa já experimentará os benefícios. Se permita a transformação”.

Ele testemunha que a mudança que ocorre logo no primeiro contato com o Yoga é a maneira como você se percebe em sua vida, a compreensão de que faz parte de algo muito maior e que esse algo maior se manifesta em primeiro lugar dentro de você.

Uma de suas alunas, a assistente social Monique Gomes Carloto, 35 anos, diz que já na aula inicial mudou a percepção sobre muita coisa na vida, e que antes da yoga tinha o hábito de reclamar o tempo todo, e que o marido tinha falado que não aguentava mais.

 

Monique Carloto estuda yoga há três meses

 

“Na primeira aula parece que caiu uma venda. E comecei a enxergar o mundo com outros olhos. Mudei muito, sou positiva. Conviver com pessoas negativas  é horrível. Cuido do corpo, da mente e procuro manter uma alimentação adequada”.

Esse é um dos benefícios do yoga, segundo o professor, que leva à aceitação e ao não julgamento de você e das pessoas, mudando as coisas que você pode e aceitando as que você não pode. “Começando assim a transformação interna aos poucos vai se expandindo. Mas é preciso destacar que toda mudança é um processo. Então é preciso se permitir passar por ele, que é contínuo e nunca acaba”.

O yoga também proporciona a diminuição da ansiedade, mudança de comportamento pessoal e social, autoconhecimento, equilíbrio, libertação de crenças limitantes e muito mais. “É uma nova maneira de perceber e viver a vida em sua forma mais plena”, complementa.

 

Felipe Pepe, terapeuta holístico

 

Felipe Pepe, 31 anos, terapeuta holístico, conta que pratica yoga há quatro meses e começou muito em busca da saúde mental e interior, além de equilíbrio, paz e leveza na vida. “O meu interesse foi mais por conta não só de um exercício físico, mas de tudo isso, que é o que o yoga me proporciona desde a procura pela prática. Além de dar também uma sensação física muito incrível”.

 

Inspira, expira, respira

 

 

Garruth lembra que o fim último do Yoga é a meditação, a prática dos Ásanas (posturas) e respiração, com o objetivo de preparar a pessoa para a meditação e a respiração consciente, o que é de fundamental importância nesse processo.

“A maioria de nós não sabe respirar, fazemos uma respiração curta e normalmente somente na parte de cima do peito, isso é apenas 40% dos nossos pulmões”.

Por isso, ressalta o professor, uma respiração completa (usando toca capacidade pulmonar) é lenta, tem ação direta em nosso estado de ansiedade e estresse. Por isso que a respiração é tão importante, ela é primeira ação que podemos fazer para evoluir na prática”.

Marcelo Garruth diz ainda que além de todos os benefícios físicos, como força e flexibilidade, o yoga leva a uma nova consciência, com benefícios mentais e espirituais.

Monique Carloto destaca que é completamente apaixonada por essa filosofia de vida, e que sempre foi muito acelerada, ansiosa e tomava remédio pra dormir.

“Com três meses de prática já comecei a desacelerar e consegui parar de tomar remédio. Hoje sou muito mais calma, tenho ótima qualidade de sono e não sou mais ansiosa”.

Monique testemunha os benefícios da prática para a sua saúde física. “A prática tem me ajudado bastante também nas dores da articulação,  que são sequelas de uma chicungunia que tive há um ano”

Mesmo em pouco tempo, ela diz que hoje as dores são praticamente zero. “A yoga ajuda na flexibilidade, mente e equilíbrio. O autoconhecimento também é maravilhoso. Isso refletiu no meu trabalho e no meu relacionamento”.

Tráfico_drogas_Guaçuí_24_04_24

Pais indicam paradeiro de filhos suspeitos de tráfico de drogas durante operação policial

Pronto_Socorro_Guaçuí_23_04_24

Suspeito esfaqueia homem, aborda policiais na rua, confessa o crime e se entrega

violencia-doméstica

ES registra média de 60 agressões por dia contra mulheres

Casa_Cultura_Roberto_Carlos_23_04

Cachoeiro é destaque no Calendário Regional de Eventos Turísticos 2024

autismo_seminário_cachoeiro_23_04

Seminário em Cachoeiro apresenta o que há de mais atual sobre autismo

Febre_Oropouche_23_04

Laboratório confirma 8 casos positivos de Febre do Oropouche no Espírito Santo

Anuário_Industria_Petróleo_Gás_ES01_23_04

Produção de gás natural no Espírito Santo deve crescer 5,2% ao ano até 2028

Governo_ES_montadoras_chinesas_23_04_24

Estado aproxima relacionamento com montadoras chinesas de veículos elétricos

Leia mais