sex 19/abril/2024 12:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

29 de fevereiro, o dia de quem comemora aniversário a cada quatro anos

redacao
Redação Dia a Dia

Veraldino Marinho da Silva, nasceu no ano bisssexto de 1968 e completa hoje, dia 29 de fevereiro, 56 anos de idade. Mas se fosse contar apenas os anos que contêm o dia 29 no calendário, ele estaria completando hoje apenas 14 anos de idade.

Ele diz que se sente diferente dos demais cidadãos e que comemora de maneira mais feliz quando finalmente o calendário inclui o 29 de fevereiro, mas quando isso não acontece, ele celebra no dia anterior, 28/02.

“Como os cartórios na época não registravam no dia 29, eu fui registrado no dia 28, por isso comemoro todos os anos, porém quando tem o dia 29, comemoro mais feliz. Gosto muito, me sinto alguém diferente dos demais.”

Veraldino brinca com a idade e diz que na verdade está completando 14 anos. “Fico feliz por completar mais um ano de vida, este ano faço 14. Sempre que alguém zoa de mim, digo que sou especial por só ter 14 anos e nunca envelhecer.”

Na função de Segundo Tenente da Reserva Remunerada da Polícia Militar de Rondônia, ele trabalha normalmente nesta quinta-feira. “Por ser um dia de semana, vou trabalhar, mas no sábado irei reunir meus amigos na chácara para comemorar meus 14 aninhos rsrs.”

“Segundo minha saudosa mãe, eu nasci aos 20 minutos do dia 29/02/1968, um ano muito especial no nosso amado Brasil, no extinto hospital São São Luís na cidade de Presidente Prudente, em São Paulo, que localizava-se em frente a Praça da Bandeira. Naquele ano, acontecia os bailes carnavalescos, e no momento do meu nascimento, tocava a marchinha de carnaval. Ei você aí, me dá um dinheiro aí, me dá um dinheiro aí. Minha saudosa mãe contava essa história e dava risada”, recorda o aniversariante.

Ano Bissexto: o que é e por que existe?

O Ano Bissexto é o ano de 366 dias, no qual existe o dia 29 de fevereiro. Ele acontece a cada 4 anos. Ele existe para ajustar o calendário terrestre, pois na realidade um ano não tem exatamente 365 dias.

Um ano tem 365 dias e mais 5 horas e 48 minutos, ou seja, tem mais cerca de 6 horas. Isso significa que 6 horas ficam sobrando a cada ano.

Se somarmos essas 6 horas que sobram ao longo de 4 anos (6 x 4), temos o total de 24 horas, que corresponde a 1 dia, por isso, a cada 4 anos, o ano é bissexto. Então, o ano bissexto permite recuperar 1 dia de “sobra” a cada 4 anos para acertar o calendário.

Se esse ajuste não fosse feito, as estações do ano começariam a ficar descompassadas com o passar do tempo. Isso aconteceria devido à falta de sincronização com o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em volta do Sol (365 dias).

Por exemplo, se não existisse o ano bissexto, a cada 700 anos o Natal aconteceria no Brasil durante o inverno e não no verão.

 

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Roberto Carlos

Roberto Carlos 83 anos: faça um tour pela “Rota das Emoções” que marcou a vida do Rei

Torre Eiffel com o céu azul rosado e neve, mostrando Paris no Outono

Descubra 12 dicas para aproveitar Paris no outono

Homem_do_campo_Presidente_Kennedy_18_04_24

Conheça os benefícios para o homem do campo em Presidente Kennedy

Cover_Roberto_Carlos_18_04_24

Roberto Carlos: cover do cantor cachoeirense recepciona fãs na Casa do Rei

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Donos de veículos atingidos pela enchente no Sul do ES vão ser isentos do IPVA

Limpeza_rio_Mimoso_17_04_24

“Só vamos sair de Mimoso depois que tivermos reconstruído de fato a cidade”, diz governador durante mutirão de limpeza

Leia mais