sáb 18/maio/2024 20:36
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Está com IPTU atrasado? Quitar dívida garante desconto de 20% ano que vem em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

Dezembro é o último mês para os contribuintes de Cachoeiro de Itapemirim que estão atrasados no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) garantirem o desconto de 20% para unidades imobiliárias no tributo referente ao ano de 2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa), o desconto estará disponível àqueles que estiverem em condição de regularidade fiscal em relação ao IPTU até o próximo dia 31.

Na página www.cachoeiro.es.gov.br/iptu, o contribuinte pode consultar sua situação e emitir os boletos a serem pagos, preenchendo os campos com o CNPJ ou CPF vinculado ao imóvel ou, ainda, a inscrição fiscal (reduzida).

O pagamento dos boletos pode ser feito via PIX e por meio dos canais (agências, aplicativos e outros) disponibilizados pelas instituições financeiras credenciadas, que são: Banestes, Santander, Banco do Brasil, Caixa e Bancoob.

Os contribuintes que não conseguirem emitir o documento pela internet poderão retirá-lo, de segunda a sexta-feira, na sede da Semfa (rua 25 de março, Centro).

“Dezembro é um mês determinante para que o contribuinte tenha acesso aos descontos do IPTU do ano subsequente, e um dos requisitos primários, para isso, é estar em dia com o tributo deste ano. Portanto, ainda dá tempo de garantir essa redução no valor de 2023”, destaca Márcio Guedes, secretário municipal de Fazenda de Cachoeiro.

 

O que acontece se o IPTU 2022 não for pago neste ano?

O contribuinte será inscrito no cadastro de devedores do Município (Dívida Ativa). O valor anual sofrerá atualização monetária e será acrescido de multa e juros de mora. Além do contribuinte não poder retirar Certidão Negativa de Débitos, o Município, por força da Lei de Responsabilidade Fiscal, tentará fazer a cobrança administrativa e protesto extrajudicial, e caso não logre êxito, ingressará com ação judicial para recebimento do crédito tributário. A judicialização pode levar à penhora do imóvel que gerou o débito.

 

Onde são aplicados os recursos arrecadados com o IPTU?

No mínimo, obrigatoriamente, 25% na área de Educação e 15% na Saúde, sendo que os 60% restantes são de livre aplicação e podem ser destinados, nos termos da Lei Orçamentária Anual (LOA), para obras de infraestrutura, manutenção de equipamentos e serviços públicos, entre outros investimentos. Clique aqui para mais informações sobre o IPTU 2022.

deslizamento-mimoso-18-05-2024

Espírito Santo está entre os seis estados brasileiros com mais cidades com risco de desastres

banda-casaca-17-05-2024b

Banda Casaca e muito rock na abertura do 6º Cachoeiro Food Beer

quadrilha-festa-junina-17-05-2024

Inscrições abertas para festival de quadrilhas juninas em Cachoeiro

prf-salva-bebe-engasgado-17-05-2024

Desespero na BR 262: bebê engasga no carro e pais pedem ajuda na PRF

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço entrega obras e assina ordens de serviço em Irupi, Iúna e Santa Leopoldina

casa-rosa-cachoeiro-17-05-2024

Aconselhamentos e palestras sobre saúde mental para mães e gestantes na Casa Rosa

renato-casagrande-departamento-policia-ny-b-16-05-2024

Governador sinaliza possível acordo de cooperação com o Departamento de Polícia de Nova Iorque

ceasa-16-05-2024

Ceasa abre concurso com 35 vagas e salário de até R$ 8,1 mil

Leia mais