Eu subo nas montanhas mais altas, rindo de todas as tragédias – seja as reais ou as imaginárias. Friedrich Nietzsche
O Pico do Tesourinho
Um gigante de 2.584 metros que se encontra situado na crista da Serra do Caparaó, no Parque Nacional do Caparaó, entre o Pico (ou Morro) da Cruz do Negro e o Pico dos Cabritos (ou Pico do Tesouro). Ela, de acordo com o projeto Pontos Culminantes do IBGE, seria a 20ª montanha mais alta do Brasil.
A Caminhada
O Pico do Tesourinho é acessado a partir do Pico da Cruz do Negro, com passagem obrigatória pelo cume do Pico do Falso Tesourinho. E essa montanha meu caro leitor, seria um marco, pois chegar até ela significa que o montanhista percorreu metade do caminho até o Pico do Tesouro. Em média partindo do camping do Terreirão seria uma caminhada de no mínimo umas duas horas. Essa montanha seria a segunda montanha mais inóspita do Parque Nacional do Caparaó.
Dificuldade
Partindo do camping do Terreirão do lado mineiro é uma caminhada bastante simples, de nível fácil a médio, que exigirá apenas um dia de jornada. Partindo do camping da Casa Queimada pelo lado do Espírito Santo já se torna uma atividade difícil e cansativa podendo levar mais de um dia de atividade, isso por que além de ser mais longe, os pontos de água são escassos e os riscos de acidentes são maiores.
Para agendar basta entrar no site do Parque Nacional do Caparaó.
Para frente e para o alto;
Montanha Brasil.
Para saber mais: