Três profissionais dos esportes de aventura de renome nacional estarão em Cachoeiro de Itapemirim a partir esta quarta (10), quando começa a 1ª Exposição de Esportes de Aventura, evento que ocorre no mesmo período da ExpoSul Rural 2019.
Um dos locais de realização dos esportes de aventura é o aeroporto municipal Raimundo Andrade.
Entre os atletas estão os capixabas Tamy Suhet, piloto de paramotor (também conhecido como parafly, é considerado uma adaptação do parapente) e Marcelo Ratis, atleta de paratrike (modalidade similar ao paramotor, que combina parapente com trike-veículo motorizado).
Também estará na cidade o carioca Rodrigo Cricket, praticante de base jump (esporte em que o paraquedista salta de pontos fixos, como penhascos, prédios, antenas ou pontes).
No evento, porém, os saltos de base jump (diferentemente dos pontos convencionais da modalidade) partirão de decolagens de paratrike.
Piloto há 28 anos, Ratis teve sua formação em Sam Diego (Califórnia), nos Estados Unidos. Formou mais de 150 pilotos, no Brasil e no mundo, e hoje mora na localidade de Cachoeira Alta, no município de Alfredo Chaves, onde trabalha com voo duplo e formação de alunos.
Já no Parque de Exposições de Cachoeiro, local da ExpoSul, os visitantes poderão praticar slackline e se divertir na tirolesa, contando com acompanhamento de profissionais capacitados. O acesso a essas atividades é gratuito.
A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semesp) também fará atividades de divulgação, em nove tendas, das práticas de parapente, motocross, moto trilha, escalada, kart, ciclismo e novos esportes olímpicos (skate, surfe e escalada).