dom 28/abril/2024 20:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Homem do campo dá show de inovação na Exposul

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula

Quem pensa que o homem do campo entende apenas de colheita ou de animais está muito enganado. A cada dia, essas pessoas que vivem no interior estão demonstrando criatividade, desenvolvendo tecnologias para facilitar o trabalho no campo.

Uma prova disso foi o estande do cafeicultor Anatalício dos Reis Silva, 43 anos, que criou uma máquina de abanar café. O invento dele, que foi tema de reportagem no jornal A Tribuna, já está patenteado e vem despertando interesse de estrangeiros.

“Eu coloco o café sujo, com folhas, gravetos, terra e pedras. O produto é separado, toda a impureza é retirada e os grãos são levados para dentro do saco, praticamente limpo”, disse o cafeicultor.

O sistema foi todo criado com o uso de objetos simples, como rede e uma caixa de plástico de supermercado, e o movimento é realizado a partir de um motor a gasolina. Limpa em média sete sacos por hora e dá para ser transportado para o meio da lavoura.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Cachoeiro de Itapemirim, Wesley Mendes, está sendo construída uma parceria entre o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Cachoeiro e o sindicato para, junto com o inventor, desenvolver um protótipo com todo o amparo técnico para que esse produto vá ao mercado imediatamente.

“Anatalício, o nosso inventor, é recordista na colheita de café. É um amigo e alguém que nos desafia a pensar: Onde pode nascer a inovação?”, destacou o presidente do sindicato.

Wesley reforçou ainda que quando o Sindicato Rural de Cachoeiro planejou a Tecno ExpoSul e trouxe Anatalício, foi com esse objetivo, o de mostrar que o setor tem muito mais a oferecer ao sul capixaba do que mera mão de obra.

“Temos inteligência e inovação. Tudo mostrado na Tecno ExpoSul. As startups, os projetos desenvolvidos no Ifes e Ufes e outros como o Olho do Dono provaram isso”, argumentou.

Renato_Casagrande_Alegre_27_04_24

Investimentos de R$ 4,29 milhões em obras beneficiam 4,5 mil moradores de Alegre

Closet_25_04

Closet: uma tendência que se destaca e valoriza os imóveis

Arroz_feijão_26_04

Setor supermercadista capixaba quer aumentar itens isentos de impostos na cesta básica nacional

Rede_pluvial_bairro_Agostinho

Obras: via do Agostinho Simonato será interditada a partir de segunda-feira (29)

sebrae

Veja como o empreendedor pode quitar dívidas e ter acesso ao crédito no ES

Tráfico_drogas_Alegre_26_04_24

Polícia Militar combate tráfico de drogas e porte ilegal de armas em Alegre

Polícia_Militar_Ambiental_Muniz_Freire_26_04

Polícia Militar Ambiental apreende armas de fogo em Muniz Freire, sul do estado

GovernoEstado_26_04

Governo anuncia reajuste de 4,5% no salário de 95 mil servidores do Executivo Estadual

Leia mais