A Câmara de Cachoeiro realiza no dia 31 de maio, das 14h às 16h, uma Audiência Pública para Implantação da Lei Municipal Maio Furta-Cor no município.
O público-alvo é a população interessada e profissionais das áreas de Psiquiatria, Neurologia, Psicologia, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Educação Parental.
Considerado o Mês das Mães, maio ganhou visibilidade com a criação da Campanha Maio Furta-cor. O movimento, que acontece simultaneamente em todo o Brasil e em outros 17 países, tem como objetivo conscientizar e sensibilizar toda a população sobre o incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
O projeto em Cachoeiro foi apresentado pelo vereador Paulinho Careca. A lei foi aprovada na primeira semana desse mês de maio. Ele também coordena o evento do dia 31 de maio.
Segundo Careca é fundamental fornecer políticas públicas e programas para auxiliar as mulheres no período de gestação, parto e puerpério, pois essas fases propiciam o quadro de estresse, ansiedade e depressão, complementa.
A representante oficial da Campanha Maio Furta-cor em Cachoeiro de Itapemirim, psicanalista e educadora parental Luana Aguiar destaca que a maternidade é um período de grandes mudanças hormonais e novas adaptações na vida da mulher.
“Sendo assim, com a sobrecarga de responsabilidades e a falta de apoio emocional, esse momento se torna um desafio para a saúde mental”, frisa a profissional.
O vereador Paulinho Careca lembra que a saúde mental materna é uma questão que precisa ser amplamente discutida”, afirma o vereador Paulinho Careca (PSB), e organizador do evento, que acontecerá na Câmara Municipal de Cachoeiro. “
Já Luana Aguiar enfatiza que ações conjuntas entre as diversas áreas da saúde com toda a sociedade são fundamentais para fortalecer e promover a saúde mental das mães cachoeirenses.
SAIBA MAIS
– Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão pós-parto atinge cerca de 15% das puérperas nos países desenvolvidos, e 19% nos países em desenvolvimento.
– Informações: (28) 99999-3866