O militar Aloísio Secchin Santos foi eleito, na manhã desta quinta-feira (1), o Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2023, após votação realizada no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.
O militar recebeu 21 votos, contra 12 da concorrente, a jornalista Cláudia Gaigher. Das 39 instituições inscritas para a votação, compareceram 33 votantes e houve uma abstenção.
Todo o processo de eleição foi conduzido em atenção ao decreto Nº 24.451/2014, que regulamenta a Lei Municipal Nº 6.960/2014, que versa sobre entrega de homenagens e honrarias em Cachoeiro.
Aloisio Secchin é coronel aviador da reserva da Força Aérea Brasileira, onde ingressou em 1987, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar. É bacharel em Ciências Aeronáuticas, pós-graduado em Ciências Aeroespaciais e mestre em Ciências em Estratégia Nacional de Defesa (pelo National War College, EUA). Atualmente, mora em São José dos Campos, em São Paulo.
O eleito será recepcionado com honras, neste mês de junho, durante a programação da Festa de Cachoeiro, dando continuidade a uma longa tradição cachoeirense. A recepção está prevista para o próximo dia 26.
Criado há mais de 80 anos, pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga (1911-1962), o título é concedido anualmente a uma pessoa natural do município que vive e se destaca profissionalmente em outras cidades.