sex 13/dezembro/2024 01:01
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Livro sobre Peixes e Crustáceos do Parque Estadual de Itaúnas é lançado

redacao
Redação Dia a Dia

O Parque Estadual de Itaúnas conta com mais uma ferramenta para ajudar em sua conservação. Foi lançado, na última semana, o livro “Peixes e Crustáceos do Parque Estadual de Itaúnas”. A obra é resultado de estudos e pesquisas sobre sustentabilidade ambiental e a biodiversidade aquática do parque.

Na ocasião, também foi realizada a entrega do estudo de mapeamento do levantamento da atividade pesquisa da biodiversidade do rio Itaúnas, com mapeamento de espécies de peixe e crustáceos. Os materiais têm efeito educacional e informativo, para serem trabalhado com a comunidade do entorno, que tem um histórico de atividade pesqueira na região anterior à criação do parque.

“Estamos muito felizes de fazer a entrega desses materiais fundamentais para uma relação de conservação do ecossistema da Unidade de Conservação (UC) e na sua relação com os pescadores tradicionais, para a gente saber o que temos de peixes, qual a capacidade pesqueira, como que a gente pode tornar a UC também mais sustentável e ter uma melhor relação com a comunidade no seu entorno“, destacou o diretor-presidente do Iema, Alaimar Fiuza.

“Essas ações estão diretamente alinhadas com a diretiva do Governo do Estado e do governador Renato Casagrande, de tornar as UCs, especialmente os parques, locais mais sustentáveis. Isso passa por um meio ambiente mais saudável, preservado, conservado, mas passa também pela capacidade de gerar riqueza e uma boa relação com quem está no entorno e as entregas do mapeamento e do livro são uma etapa importante na relação da comunidade pesqueira com parque“, completou Alaimar.

O livro foi desenvolvido pela ONG Ekobé Brasil, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) e pesquisadores do Centro Universitário Norte do Espirito Santo (Ceunes) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). No estudo, foi realizado um levantamento sobre a diversidade de peixes do rio Itaúnas, para ajudar a definir as ações de gestão e conservação do parque.

“É importante ter esse registro da ictiofauna disponível para pesquisadores, escolas e comunidades para divulgar e ampliar o conhecimento de conservação e proteção das espécies”, ressaltou a gestora do parque estadual de Itaúnas (PEI), Juliana Coura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-11-12-2024

Ambulância sofre colisão enquanto socorria vítima de batida entre carreta e ônibus na BR 101

Corte de árvores na escola Zilma Coelho Pintor

Ministério Público vai investigar corte de árvores na escola Zilma Coelho

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

curso-guarda-municipal-presidente-kennedy-10-12-2024

Guarda Municipal de Presidente Kennedy inicia curso para usar armas de fogo

obito-oropouche-10-12-2024c

Mulher de 61 anos é a primeira vítima fatal do Oropouche no Espírito Santo

Futebol_Cachoeiro_29_09_2023

Definidos confrontos das finais do Campeonato de Futebol Amador de Cachoeiro

dorlei-fontao-selo-ouro-10-12-2024b

Dorlei Fontão recebe Selo Ouro de Transparência Pública

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro aprova orçamento 2025, que ultrapassa R$ 1,1 bilhão

Leia mais
plugins premium WordPress