qui 10/abril/2025 19:08
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Grávidas precisam ter cuidado com a saúde durante as mudanças de tempo — Foto: Freepik

8 dicas para as gestantes lidarem com as mudanças bruscas de temperatura

redacao
Redação Dia a Dia

Um dia sol e calor, no outro frio e chuva… Não há sistema imune que aguente as mudanças bruscas de temperatura e, na gravidez, é preciso ter um cuidado redobrado. As ondas de calor podem ser ainda mais sofridas para as grávidas. Confira 8 dicas para as gestantes lidarem com as mudanças bruscas de temperatura.

“A temperatura corporal da gestante pode ser de 0,5°C a 1°C mais alta do que a das outras pessoas devido à ação do hormônio progesterona”, explica Renata Iak, parteira, enfermeira obstetra e consultora de aleitamento materno da Clínica Parto com Amor, de São Paulo. Além disso, as quedas de pressão e inchaços podem piorar.

Quando o tempo vira, é preciso se prevenir contra doenças virais. Isso porque, devido às alterações hormonais e na circulação do sangue, o sistema imune costuma ficar fragilizado e, com as mudanças bruscas do clima, pode ficar ainda mais sensível. “A grávida possui uma redução da sua imunidade, o que a torna mais suscetível à ação de vírus e bactérias”, afirma Renata. Para ajudar a preservar a saúde durante estas variações climáticas, a Crescer conversou com especialistas em obstetrícia, que reuniram dicas valiosas para as gestantes. Confira!

1. Previna-se contra doenças virais

Como as gestantes já possuem um sistema imune fragilizado e têm mais chances de contrair infecções virais, muito comuns em climas mais frios, a prevenção é o melhor caminho. A vacinação é uma das principais formas de se proteger dos vírus. “As vacinas contra a covid e a gripe são de grande valia e são indicadas durante a gravidez”, destaca Renata Iak.

Mas também é preciso tomar outros cuidados. “Busque lugares mais arejados, use máscara e sempre higienize as mãos com álcool em gel para manusear objetos”, orienta Wagner Hernandez, obstetra especializado em gestação de alto risco, gravidez gemelar e parto normal, de São Paulo. Além disso, a alimentação pode ser uma boa aliada para dar um up na imunidade. “Apostar em alimentos ricos em vitamina C e ferro pode auxiliar a gestante nesse período”, complementa Renata.

2. Evite aglomerações

“Apesar das grávidas já terem tomado várias doses das vacinas, ir a lugares lotados sempre traz um risco adicional para se contrair doenças”, reforça Wagner Hernandez. Além disso, aglomerações são sempre preocupantes para as grávidas, segundo o obstetra. “Quando tem muita gente e está muito calor, a pressão pode cair”, afirma. A queda da pressão é mais acentuada nas gestantes, principalmente, devido ao aumento da ação da progesterona, que causa a vasodilatação.

Por isso, fique longe de grandes multidões e prefira ambientes bem arejados e confortáveis, de preferência, que tenha lugares para descansar. “Sentar costuma minimizar o desconforto, além de evitar o risco de tontura, desmaio e queda, pois bater a barriga também pode ser prejudicial”, alerta o obstetra.

WhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

3. Não tome banhos muito quentes

Com as mudanças de temperatura, o banho pode ser um ótimo momento para se esquentar, mas é preciso ter cuidado. “Banhos quentes e demorados podem levar à queda da pressão arterial, além de diminuir a imunidade da pele. Portanto, evite esse hábito”, orienta Renata.

4. Proteja-se contra o sol

Embora seja bom aproveitar o calor para pegar um solzinho, é melhor evitar os momentos de pico e tomar alguns cuidados. “A exposição excessiva ao sol pode causar a queda da pressão”, alerta Renata. Bonés, chapéus e protetor solar também são fundamentais para evitar aquelas temidas manchas da gravidez.

5. Lembre-se de se hidratar

A hidratação é sempre importante, não importa o clima. Mas claro, no calor, é ainda mais necessário. “A sudorese da gestante aumenta muito e o risco de desidratação também, o que pode trazer muitos problemas, inclusive a queda e pressão. Em geral, a grávida deve tomar de 2,5 a 3 litros de água por dia para se manter hidratada, porém, é preciso fracionar para que ela não se sinta nauseada e tenha refluxo”, indica Renata. Por isso, tenha sempre uma garrafinha em mãos.

6. Cuidado com o inchaço

Por conta das alterações hormonais, somadas ao aumento da circulação sanguínea, a grávida tem uma grande tendência a reter líquidos, o que provoca inchaços em várias regiões do corpo, principalmente nas pernas. No calor, o incômodo pode se intensificar. “Evite ficar sentada ou em pé por muito tempo, varie as posições e se movimente”, afirma a enfermeira obstetra. Alongamentos e massagens nas regiões podem ajudar. “Se o calor permitir e a grávida se sentir confortável, também é uma boa ideia usar meia de compressão, que ameniza o inchaço das pernas”, aponta Wagner Hernandez.

7. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Algumas comidas também podem contribuir para inchaços. “Quanto menos condimentados e com menor teor de açúcares e sódio forem os alimentos, mais confortável a gestante irá se sentir nos dias quentes”, afirma Renata Iak. As frituras também devem ficar de fora do cardápio. “Comidas gordurosas podem causar desconforto gástrico e contribuem para a retenção de líquido”, ressalta Wagner Hernandez. O ideal é manter uma alimentação saudável e balanceada. “Prefira alimentos frescos e sempre bem higienizados, pois o calor favorece a proliferação bacteriana”, alerta Renata.

8. Escolha da roupa

Para não ser pega de surpresa pelas mudanças bruscas do clima, sempre confira em sites ou aplicativos qual será a temperatura máxima e a mínima do dia antes de sair de casa. Assim, você poderá escolher a roupa mais adequada para o tempo, o que pode fazer toda a diferença para o conforto e bem-estar. “Quando estiver calor, utilize vestimentas de tecidos leves e que ajudem na transpiração da pele (não pode abafar)”, indica Renata Iak. Já no frio, separe um casaco bem quentinho e aconchegante.
“Enquanto esse movimento de alta nos juros futuros americanos perdurar, é bem provável que o dólar continue se valorizando frente a outras moedas. Isso porque o investidor global prefere investir em economias mais resilientes”, explica.

Com informações da Revista Crescer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
julgamento-marido-maria-luiza-mimoso-10-04-25

Homem é condenado a 36 anos de prisão por matar e esconder corpo da mulher em Mimoso

Campanha contra assédio entre colegas em Anchieta

Assédio entre colegas é tema de campanha em Anchieta

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Técnicas caseiras para fortalecer os cabelos e evitar a queda

Chegada de carros nos portos capixabas

Desembarque de luxo: carros chineses chegam ao Brasil pelos portos capixabas

praça-de-fátima-10-04-25

Domingo tem passeio ciclístico e Copa Cachoeiro de Bicicross

Posse de 734 concursados em Cachoeiro

Maior posse de servidores em décadas muda cenário do serviço público de Cachoeiro

Sérgio Sampaio será homenageado no final de semana em Cachoeiro

Cachoeiro homenageia Sérgio Sampaio durante o fim de semana

cahoeiro food beer-09-04-25

Empreendedores já podem se inscrever para expor no Cachoeiro Food Beer

Leia mais