seg 13/maio/2024 19:57
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Vacinação e medidas de prevenção são essenciais para frear a circulação da doença Foto: Márcia Leal/PMCI

Casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceram em 10 meses, totalizando 1.169 em 2023

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), alerta a população para o aumento do número de casos de Covid-19 e recomenda reforçar as medidas de prevenção contra a doença.

Seguindo a tendência observada no estado do Espírito Santo, o número de casos positivos de Covid-19 em Cachoeiro cresceu nos últimos meses, totalizando 1.169 incidências confirmadas entre janeiro e outubro.

Frente a esse cenário, a Semus ressalta a importância da vacinação para o controle da doença. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Policlínica Municipal “Bolívar de Abreu”.

Outra recomendação é se atentar aos sintomas e, em caso de febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta e coriza (sinais das síndromes gripais, em geral), ir a uma unidade básica de saúde ou de pronto atendimento.

Por orientação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o teste atualmente oferecido é o RT-PCR, considerado padrão ouro no Sistema Único de Saúde (SUS) por apresentar alta especificidade (acima de 95%), isso significa que o teste é capaz de identificar pessoas doentes entre aquelas com sintomas suspeitos para a doença investigada. O resultado é disponibilizado em até 24h.

Também é importante reforçar cuidados preventivos, como evitar aglomerações, lavar as mãos com água e sabão frequentemente, usar álcool 70% nas mãos e usar máscaras em locais fechados, principalmente se estiver com sintomas.

É recomendado, ainda, cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar, manter ambientes ventilados e limpos, e isolar pessoas com diagnóstico positivo de covid-19 entre 5 e 7 dias – ou até o desaparecimento dos sintomas.

“Embora estejamos vivenciando um aumento do número de casos de Covid-19, não se trata de uma nova onda da doença. E para que este cenário seja controlado e a situação não se agrave, é imprescindível que a população busque o imunizante e fique atenta aos possíveis sinais da doença”, destaca Alex Wingler, secretário municipal de Saúde de cachoeiro.

Ações de vacinação

Para facilitar o acesso dos cidadãos ao imunizante contra a Covid-19 e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro realiza, regularmente, ações itinerantes de vacinação.

A mais recente delas, no último fim de semana, mobilizou 50 servidores em quatro pontos de imunização, em que foram aplicadas 643 doses.

capixabas-ginastas-ginastica-ritmica-13-05-2024

Com capixabas, Brasil faz sua melhor participação na história da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

tremor-de-terra-em-caxias-do-sul-13-05-2024

Após enchente, moradores de cidade gaúcha acordam assustados com tremores de terra

avenida-francisco-lacerda-de-aguiar-frente-shopping-sul-11-05-2024

Avenida Lacerda de Aguiar em meia-pista a partir de segunda-feira para obras de recapeamento

livro-velho-gasto-12-05-2024

Livro Velho

mae-negra-com-filha-nas-costas-12-05-2024

Mães têm super poderes

mulher-negra-na-maquina-de-escrever-12-05-2024

Carolinar

ginastas-brasileiras-12-05-2024

Brasileiras levam prata em etapa da Copa do Mundo de Ginástica Rítmica

Polícia Militar

Marido suspeito de matar a mulher com sete facadas em Jerônimo Monteiro

Leia mais