sex 19/dezembro/2025 11:59
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Palestra ajuda pais e alunos a lidarem melhor com suas emoções

Foto: Matheus Ramos

Como lidar com o friozinho na barriga antes das provas? De que forma os pais podem ajudar a melhorar o rendimento escolar dos filhos? Essas e outras dicas tem sido passadas aos pais e alunos do colégio Jesus Cristo Rei, em Cachoeiro de Itapemirim, por meio do programa Escola da Inteligência.

Essa semana, a escola realizou o II Encontro da Família, com uma palestra ministrada aos pais e responsáveis pela psicóloga e consultora educacional Lara Taglia. O objetivo principal é incentivar a integração entre as famílias.

Segundo a palestrante, a Escola da Inteligência é um programa de educação socioemocional aplicado em uma hora de aula semanal dentro da grade curricular dos alunos do colégio.

“Nós trabalhamos com as emoções e as relações entre os alunos. Com isso, eles aprendem a lidar com seus próprios sentimentos e também como melhorar seu comportamento, seu convívio com os colegas e com a sociedade”, relatou.

De acordo com ela, por meio do gerenciamento de suas emoções, os alunos aprendem a lidar com a ansiedade, com “aquele friozinho que dá na barriga antes das provas”. A palestrante continua: “Eles aprendem também a ter mais autoconfiança, autocontrole, o que ajuda na sua autoestima”.

A palestrante disse também que a partir da aplicação do programa os alunos passam a ter um maior desempenho escolar. A proposta é formar cidadãos emocionalmente saudáveis.

Na avaliação da coordenadora pedagógica do Fundamental 2 ao Ensino Médio, Alacy Vieira Azevedo, o encontro tem como objetivo trazer as famílias para a escola e ajudar a desenvolver um bom relacionamento entre as famílias e o colégio.

“E esse projeto tem ajudado muito a trabalhar com o emocional das crianças em sala de aula”, comentou a coordenadora.

Os pais aprovaram: “Eu acho que as informações que nos foram passadas só acrescentam. Nós pais queremos formar cidadãos melhores e temos que passar aos nossos filhos essa tranqüilidade, esse equilíbrio emocional de saber criar e de dar amor”, disse Andréa de Souza, 33.

Outro pai de aluno, o gerente Vitor Moreira, 34, disse que esteve presente em todas as palestras. “As palestras ministradas aqui na escola nos ajuda a incorporar essas ideias dentro de casa. Com o auxilio do material apresentado mudamos nossa forma de pensar e isso auxilia na dinâmica para criarmos nossos filhos”, ressaltou.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

prestacao-de-contas-cachoeiro-2025-

Cachoeiro presta contas e diz que houve avanços na saúde, educação e emprego

nota-fiscal-premiada-

Nota Premiada Capixaba de dezembro foi sorteada nesta quinta-feira

dinheiro-foto-jose-cruz-

Mais de R$ 369 milhões será injetado na economia com 13º, aponta Dieese

policia-civil-viatura-deic-venda-nova-

Polícia aponta filha de idosa por golpes em nome da mãe doente em Venda Nova

diocese-matriz-velha-

Centro Social Madre Tereza realiza mais de 5 mil atendimentos em Cachoeiro

casa-verde-orquestra-sinfonica

Orquestra da Casa Verde se apresenta na Catedral de São Pedro nesta sexta (19)

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro promete abono de R$ 2 mil a profissionais do magistério

findes-prestacao-de-contas-18-12-2025

Economia do ES cresce acima da média do país, aponta Observatório da Findes

Leia mais