Agendar uma consulta médica sem sair de casa, sem dar um telefonema sequer e sem ter que entrar na fila de espera. O que parecia um sonho virou realidade com o lançamento oficial do aplicativo de agendamento de consultas, uma nova função que foi ativada dentro do aplicativo Cachoeiro On-line.
Esta função foi liberada, nesta quarta-feira (13), pela Prefeitura Municipal, que passou a permitir a marcação de consultas médicas nas unidades básicas de saúde (UBS), sem a necessidade de se deslocar para fazer o agendamento pessoalmente.
O prefeito Victor Coelho afirma que essa tecnologia vai facilitar a vida do cidadão. “Estamos concentrando praticamente todos os serviços públicos dentro de um aplicativo só. E agora estamos lançando o módulo da saúde para as pessoas agendarem suas consultas. Elas também vão receber o retorno da marcação, ou seja, vão ser avisadas dias antes para confirmarem o agendamento. São facilidades que a tecnologia proporciona para melhorar a vida das pessoas.”
O aplicativo é autoexplicativo: a pessoa entra no sistema e as abas vão jogando seguidamente para esse serviço, porém só vai ser possível agendar consulta para a Unidade de Saúde em que o munícipe estiver cadastrado.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, 185 mil pessoas estão cadastradas em cachoeiro. “Quem ainda não fez o cadatramento, deve procurar a unidade básica mais próxima e se cadastrar para poder dispor do recurso tecnológico deste aplicativo”, avisa o secretário.
Praticidade
Outra vantagem do novo módulo do aplicativo Cachoeiro On-line, explica Wingler, é o fim do deslocamento de pessoas idosas ou de mães que não têm com quem deixar crianças pequenas, para irem até a Unidade de Saúde fazer o agendamento.
“A medida tem a finalidade de agilizar o atendimento e facilitar o acesso, principalmente para pessoas que têm dificuldade de se deslocar aos postos de saúde. No momento, abrimos para consultas médicas básicas, mas queremos abrir para consultas com enfermeiros, exames preventivos e outros”
Inicialmente, estão disponíveis para marcação on-line 800 consultas com os 55 médicos da família que atuam na Prefeitura de Cachoeiro.
“Vamos ver como vai ser a evolução desse serviço, queremos abrir também consulta de enfermagem e atendimento de crianças pelo médico da família”, completa o secretário.
“Esse aplicativo é um sonho da gestão. Com ele, desejamos facilitar a vida do cidadão com o uso da tecnologia e tornar a cidade cada vez mais inteligente e dinâmica” explica o coordenador da Coordenadoria Executiva de Tecnologia, Inovação e Cidades Inteligentes (CTI), Élcio Paes de Sá Neto.
O evento de lançamento desta nova função do aplicativo Cachoeiro On-line aconteceu nesta quarta-feira (13), na EMEB “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.