A BRK, concessionária responsável pelo serviço de água e esgoto de Cachoeiro, anunciou um investimento de R$ 7 milhões em São Joaquim para solucionar problemas de falta de água no distrito industrial de São Joaquim.
O anúncio foi feito pela direção da concessionária durante reunião organizada pelos candidatos a prefeito Theodorico Ferraço (PP) e vice Júnior Corrêa (Novo) com empresários de São Joaquim na sede da BRK.
Durante o encontro, foi abordada uma pauta antiga, de quase 20 anos, que é a ampliação da rede de água para atender tanto as empresas instaladas no polo industrial quanto os moradores da região.
A direção da BRK reconheceu que o crescimento do polo industrial não foi acompanhado pela ampliação da rede de água e destacou que o investimento será realizado em duas frentes de trabalho, com expectativa de início das obras ainda este ano.
A municipalidade deverá disponibilizar um local, já incluído no projeto, para a construção de um reservatório.
Participaram da reunião o presidente do Centrorochas, Tales Machado, o empresário Lucinei de Moraes, o presidente da Associação do Distrito Industrial de São Joaquim (Adici-ES), Bismark Bachiete, o diretor da BRK, Marcos Mendanha e engenheiros da companhia.
Ferraço destacou a necessidade de Cachoeiro recuperar seu protagonismo econômico e ressaltou que, para isso, o poder público deve garantir o apoio necessário para a instalação de novos empreendimentos, gerando emprego e renda para a população.
“Temos que pensar no crescimento da cidade, mas para isso precisamos garantir infraestrutura, como, por exemplo, a expansão da rede de abastecimento de água.”
Júnior Corrêa defendeu a importância do diálogo entre a sociedade, a BRK e o poder público. “O que percebemos é a falta de diálogo entre o poder público, os empresários e a BRK para que a demanda de expansão da cidade seja atendida. Sei que vocês têm um contrato com a cidade que precisa ser cumprido, mas São Joaquim precisa de atenção.”
Bismark Bachiete expressou preocupação com as obras de pavimentação asfáltica previstas para os próximos meses no distrito.
A BRK assegurou que a expansão da rede de água não danificará o asfalto, pois a engenharia prevê a abertura em solo, no acostamento da via, em um espaço de um metro e meio quadrado a cada seis metros.
“Ficamos satisfeitos. A resposta foi positiva quanto aos investimentos previstos para resolver um problema tão antigo,” comemorou o presidente da Adici.
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, se disponibilizou para participar das próximas discussões com a concessionária de água e esgoto e empresários do setor de mármore.
“Essa reunião foi muito positiva para o setor, que contribui com 10% do PIB capixaba e gera muitos empregos para a cidade. Não é aceitável que ainda tenhamos que lidar com problemas constantes de falta d’água,” concluiu.