A cidade de Cachoeiro de Itapemirim será palco, a partir desta quarta-feira (6), da 2ª Mostra Atuação de Audiovisual, com o tema “Ecoexperimentalismos”.
O evento, que explora temas socioambientais através de curtas experimentais, ocorrerá em locais de grande circulação, buscando provocar novos olhares sobre questões ecológicas e sensibilizar o público para a importância da preservação ambiental e o cuidado com o corpo.
As sessões abertas acontecerão na quarta e na quinta-feira (7), às 18h, na calçada da River’s Grill, em frente ao terminal rodoviário da Avenida Beira Rio.
Na sexta-feira (8), o evento será encerrado no Centro Cultural Luz Del Fuego, às 20h, onde, além das exibições, haverá um debate com os diretores presentes, promovendo uma troca de ideias entre criadores e espectadores.
A mostra contará com seis curtas-metragens de realizadores capixabas, cada um abordando diferentes aspectos das questões ambientais e existenciais.
As obras apresentadas serão Transcestralidade, de Agatha Benks; “Alento”, de Bruno Silva; “Sísifo”, de Kzenato (Carlos Luz); “Ca(s)cos”, de Gabriel Barbieri; “Concreto”, de João Victor Barbosa; e “Eco sistema”, de Naiane Estevam.
Segundo Weber Cooper, propositor e produtor executivo da mostra, a intenção é dialogar com a cidade e aproximar o cinema experimental do público que circula pelo centro. “
Queremos mover novos olhares para nossa casa-mundo e nossa casa-corpo, provocando novas sensibilidades e sentidos em quem passa pelas ruas e espaços de Cachoeiro”, afirma Weber.
A Mostra Atuação de Audiovisual também contará com recursos de acessibilidade, incluindo interpretação em Libras, para garantir que mais pessoas possam vivenciar essa experiência.